Economia

Norte de Minas é declarado ‘Terra do Sol’ e se consolida como polo de energia solar

Norte de Minas ganhou status de polo produtor de energia fotovoltaica solar, se tornando a Terra do Sol no Estado
Norte de Minas é declarado ‘Terra do Sol’ e se consolida como polo de energia solar
Foto: Reprodução/Adobe Stock

A vocação para geração de energia solar fotovoltaica do Norte de Minas Gerais é justificada pela alta incidência de luz do sol durante o ano, além da região possuir muito espaço físico para expansão. Terras que podem se tornar fazendas de energia tem custo menor do que em outras localidades.

“Por conta do sol, que realmente castigava, a terra ali é improdutiva, não serve muito para a agricultura ou pecuária. E o sol, que era um problema, passou a ser uma solução, uma fonte de renda para as famílias e para as cidades, com a arrecadação de imposto através da energia solar”, explica o coordenador estadual da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Bruno Catta Preta.

A Terra do Sol

Pelo potencial de geração de energia solar fotovoltaica, o governo de Minas, por meio de decreto oficial do governador Romeu Zema (Novo), declarou o Norte de Minas como a “Terra do Sol”.

A Lei nº 25 .628, de 16 de dezembro de 2025, confere ao Norte de Minas Gerais o título de “Terra do Sol” e reconhece a geração de energia solar fotovoltaica como de relevante interesse econômico do Estado, visando fortalecer a economia regional e a cadeia produtiva da energia solar.

Além disso, confere status oficial e incentivo político-econômico a um setor industrial específico, sinalizando prioridade para investimentos, regulamentação e financiamento na área de energias renováveis no Norte de Minas.

Foto: Reprodução Adobe Stock

Lei pode facilitar projetos

Com a classificação de “Terra do Sol”, o Norte de Minas se tornou polo de interesse econômico no Estado, o que pode fortalecer a economia da região para desenvolvimento mais simplificado de projetos que atraiam investimentos e criem um cenário de prosperidade para a cadeia produtiva local.

Além do decreto, os leilões de locais para criação de fazendas de energia promovidos pela Aneel fazem com que a região possa ganhar impulso para desenvolver essa matriz energética em Minas Gerais.

Nos últimos anos, Minas foi um dos estados contemplados com novos linhões e subestações de energia.

Minas em destaque no País

O Brasil possui 61,9 GW de potência instalada para a geração e distribuição de energia solar fotovoltaica. Minas tem grande relevância no setor, pois gera 12,8 GW, respondendo por 20,7% de toda a capacidade nacional para a produção de energia elétrica tendo o sol como principal fonte.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas