Tim projeta ampliar investimentos em 5G e Ultrafibra em Minas Gerais

A operadora TIM segue com planos de ampliar investimentos em infraestrutura para avançar em Minas Gerais. A empresa, que hoje conta com um marketshare de 19,4% no Estado, aposta no aumento das coberturas 5G e internet fibra para ultrapassar os atuais 4,8 milhões de clientes.
De acordo com o diretor comercial da TIM Sudeste, Daniel Oliveira, a empresa está reforçando estratégias de divulgação da marca em Minas Gerais e enxerga potencial para avançar em diferentes frentes. “É o terceiro maior estado do País na ótica da economia e não tem como uma operadora do nosso porte não ter o Estado como prioridade no nosso plano estratégico”, destaca.
Em relação ao 5G, o executivo reforça que a operadora é a única a cobrir 100% dos bairros com a tecnologia em Belo Horizonte. Além da Capital, a rede móvel de última geração também atende outras 45 cidades em diversas regiões e ainda direciona esforços em mais de 200 distritos com foco em avançar também na inclusão digital da população na tecnologia 4G.
No segmento de banda larga residencial “ultrafibra”, a operadora trabalha para expandir o serviço para outras 21 cidades, além das 11 já contempladas que incluem Belo Horizonte, Contagem e Juiz de Fora. Com a ampliação, a empresa projeta atender mais de 3,4 milhões de domicílios em todo o Estado, passando por importantes polos econômicos, como Araguari, Ipatinga, Governador Valadares, Sete Lagoas, Patrocínio e Pouso Alegre.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A expansão da rede residencial, segundo Oliveira, é um passo estratégico e fundamental para a companhia, que passará a atender cada vez mais importantes centros urbanos, contribuindo para o desenvolvimento local. “Estamos focados em consolidar nossa marca nas áreas de maior demanda, ao mesmo tempo em que buscamos novas regiões para garantir um crescimento sustentável e estruturado”, avalia.
Operadora investe em parcerias e serviços sob demanda para áreas rurais
Além da concentração de esforços da TIM nos centros urbanos, a operadora também realiza estudos e discussões para ampliar o atendimento em áreas rurais. Como parte desses esforços, o executivo ressalta que mais de 17 milhões de hectares atualmente são cobertos no País.
A iniciativa beneficia corporações, como fazendas, usinas e parques fabris localizados em ambientes mais afastados e que necessitam de cobertura cada vez mais qualificada para dar sequência aos avanços em digitalização e inteligência artificial. “Hoje, temos a possibilidade de customização para fazer projetos sob demanda e atender clientes, de acordo com a necessidade e abrangência”, ressalta Oliveira.
Outra frente com forte atuação da empresa são parcerias, especialmente com serviços de streaming, como Netflix, Disney+ e Max. A estratégia é capaz de levar maior valor agregado para clientes que contratam os serviços, especialmente as novas gerações.
Ao comparar com décadas passadas, o executivo garante que o perfil do cliente mudou e que, diferente de antes, quando o carro-chefe eram apenas chamadas e SMS, hoje o consumidor necessita receber conteúdo e ser impactado. “Toda definição de portfólio responde às necessidades de clientes e de diferentes gerações”, analisa.
Sustentabilidade
Uma das ações ressaltadas pela operadora é o investimento em projetos alinhados a abordagem de governança ambiental, social e corporativa (ESG). De acordo com o executivo, mais de 90% da energia utilizada provém de fontes renováveis, além de iniciativas com foco no descarte ecológico de resíduos, incluindo em eventos patrocinados pela marca.
Em 2023, a empresa firmou parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) com o intuito de ampliar o programa de logística reversa. Com isso, resíduos eletroeletrônicos pós-consumo, como chips, baterias e embalagens podem ser descartados em urnas de coleta espalhadas em mais de 170 pontos, como lojas próprias e prédios administrativos.
A empresa também investe em projetos sociais, como ações em comunidades, além de uma parceria com a ONG “Gerando Falcões”. “É uma parceria muito saudável e vai de encontro com a missão da nossa empresa, que está lastreada nesses valores e cada vez mais abraçamos isso”, finaliza.
Ouça a rádio de Minas