Tora cria joint venture com portuária ICTSI

A Tora, uma das líderes em soluções logísticas integradas no Brasil, firmou neste mês uma joint venture com a empresa portuária International Container Terminal Services Inc. (ICTSI Rio), responsável pela administração de um terminal de contêineres no Rio de Janeiro.
Com isso, um novo serviço será prestado, focado no transporte de cargas importadas consolidadas Less Container Load (LCL) de diversos segmentos, que terão como destino o recinto alfandegado Centro Logístico Industrial Aduaneiro (Clia) da Tora em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
As cargas serão transportadas no regime de Declaração de Trânsito Aduaneiro (DTA). A parceria vai fomentar a multimodalidade, pelo fato de o transporte ser realizado pelo modal rodoviário e ferroviário.
“O objetivo é realmente a gente apresentar uma alternativa e expandir a atuação logística dos nossos clientes, fomentando a multimodalidade”, destaca a gerente-geral comercial do Clia da Tora, Adriana Coimbra. De acordo com ela, as expectativas são de uma movimentação no terminal portuário até o Clia de aproximadamente 40 contêineres mensalmente.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Os benefícios gerados por essa nova realidade são diversos, conforme salienta Adriana Coimbra. Alguns deles, de acordo com ela, são a redução de custos, que vai depender do perfil de carga, e sinergia. “Há também a questão do ganho ambiental, com a redução da emissão de gás carbônico na atmosfera”, diz ela.
Outro fato relevante, segundo Adriana Coimbra, é a previsibilidade. “Pelo fato de ser ferrovia, a gente tem essa previsibilidade de tempo de chegada aqui em Minas Gerais”, destaca ela.
Como a Tora já trabalha com ferrovia atualmente e está havendo um incremento, não há necessidade de investimentos adicionais, conforme explica a gerente-geral comercial do Clia da empresa.
Em relação aos segmentos atendidos, Adriana Coimbra afirma que não há restrições. “A gente atende a todos os segmentos, não tem uma restrição, seja o segmento automotivo, seja o eletroeletrônico”, exemplifica ela.
Joint venture na prática
Com a parceria, na prática, a Tora vai fornecer os contêineres e fazer o transporte multimodal do terminal portuário ICTSI, localizado no Rio de Janeiro, até o Clia Betim.
Já ao ICTSI, caberá a recepção da carga no porto, o transbordo do material para as unidades 40 feet da Tora e o carregamento dos vagões.
“A Tora e a ICTSI oferecem solidez ao mercado de transporte de cargas, sempre inovando para atender ao cliente de acordo com suas necessidades. Com gestão integrada, o serviço é realizado por meio do transporte multimodal, tendo a ferrovia como modal mais seguro e com grande impacto direto na redução de CO2”, afirma o gerente comercial da ICTSI Rio, André Lemos Tavares, conforme material enviado para a imprensa.
A Tora conta, atualmente, com 1.500 colaboradores diretos, e a matriz da empresa fica em Contagem, na RMBH. Além disso, tem 61 filiais em 12 estados do País e quatro no exterior (Argentina, Chile e Uruguai).
Ouça a rádio de Minas