Terminais movimentam mais cargas

A movimentação de cargas nos aeroportos de Minas Gerais cresceu 54% no acumulado de janeiro a outubro deste ano na comparação com a mesma época de 2017. Nos dez primeiros meses deste exercício, o volume transportado via terminais do Estado chegou a 31,43 milhões de quilos, enquanto em igual intervalo do ano passado as cargas somaram 20,388 milhões.
Somente o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foi responsável por 93,8% do volume transportado, totalizando 29,509 milhões nos dez meses de 2018. No mesmo período de 2017, esse número chegou a 18,948 milhões.
Isso significa um aumento de 55,73% entre os períodos e reflete os esforços da BH Airport, concessionária que administra o terminal desde o início de 2014, para alavancar o fluxo de cargas no principal aeroporto de Minas Gerais.
Desde o início da concessão, a empresa vem investindo em ações para alavancar a movimentação de cargas, como na atração de novos voos domésticos e internacionais e também na duplicação do Terminal de Cargas – chamado de Cargo Center.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Somente a readequação do Cargo Center, concluída no início deste ano, permitiu dobrar a capacidade de exportação e expandir a de importação em cerca de 40%. Conforme já publicado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, as intervenções incluíram ainda a instalação de duas novas câmaras refrigeradas que triplicou a capacidade de armazenagem para 3.350 metros cúbicos.
O montante investido no projeto fez parte dos quase R$ 1 bilhão aportados pela concessionária na ampliação e modernização das instalações do aeroporto, durante os três primeiros anos de concessão.
Leia também:
Gol anuncia expansão de codeshare com Aeromexico
Infraero – Quando considerados apenas os aeroportos sob a administração da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) também houve incremento na movimentação dos primeiros dez primeiros meses deste ano frente a mesma época de 2017.
O avanço, neste caso, foi de 33,4%, considerando que os terminais somaram 1,92 milhão quilos transportados de janeiro a outubro de 2018 contra os 1,439 registrados nos mesmos meses do ano passado.
Entre os aeroportos públicos, a movimentação de cargas teve maior destaque no Aeroporto de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Ao todo, o terminal somou 1,575 milhão de quilos em operações nos dez meses, volume 36,7% superior aos 1,152 milhão de quilos de igual intervalo de 2017. O aeroporto respondeu por 82,8% das operações nos aeroportos mineiros sob a gestão da Infraero.
No terminal de Montes Claros, no Norte de Minas, as operações totalizaram 278.403 quilos no acumulado deste ano, enquanto no exercício anterior o volume foi de 282.054 quilos, uma queda de pouco mais de 1%. O terminal respondeu por 14% das operações de cargas.
Já no aeroporto de Uberaba, também no Triângulo, o volume de cargas transportadas saiu de 5.660 quilos no acumulado de janeiro a outubro de 2017 para 66.277 no mesmo intervalo de 2018, representando um avanço de mais de 1.000% entre os períodos.
Ouça a rádio de Minas