Câmara de BH quer unificar transporte público na região metropolitana

O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), vereador Gabriel (sem partido), se reuniu, nesta terça-feira, com representantes do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) para discutir a integração do transporte coletivo na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Participaram do encontro o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno, o subsecretário de Estado de Transportes e Mobilidade, Aaron Dalla, e a diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Mila Costa.
Na reunião, ficou acordado que o vereador Gabriel irá dialogar inicialmente com os prefeitos de Betim e Contagem para apresentar a proposta de integração tarifária entre as três cidades. Os representantes do governo estadual ficarão responsáveis pela elaboração da minuta para a criação do Grupo de Trabalho que vai validar a proposta no Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano.
Ao DIÁRIO DO COMÉRCIO, Gabriel Azevedo ressaltou que o objetivo da integração é beneficiar os cidadãos que atualmente precisam de até 18 cartões para utilizar o transporte. Segundo ele, uma das metas a curto prazo é garantir que os idosos não precisem mais de vários cartões para usufruir da gratuidade, transformando o benefício em um só cartão.
“Não faz sentido o cidadão da Região Metropolitana de Belo Horizonte ter que usar até 18 cartões para andar de ônibus. Com essa reunião de hoje, faremos a criação de um grupo de trabalho que envolve Belo Horizonte, Betim e Contagem. Para isso, vou conversar com os prefeitos Vittorio Medioli e Marília Campos para viabilizar essa integração, como também o serviço, a estrutura do transporte e a tarifa“, adiantou o presidente do poder Legislativo municipal.
Proposta precisa passar por conselho regional e governador
A médio prazo, a meta é garantir a integração do bilhete, o que facilitará a vida dos usuários e tornará o transporte público mais eficiente na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O vereador Gabriel destacou a importância de dialogar com todas as cidades para que a proposta conte com diversas visões e não seja imposta a nenhum município.
“Um dos primeiros passos é garantir a entrega de um cartão unificado e sem tarifa aos idosos. Essa seria uma alternativa para que aqueles que precisam apresentar dois cartões tenham um cartão só”, afirma Gabriel Azevedo. Outra medida que ele pretende propor é a integração da fiscalização do serviço e o quadro de horários.
“A médio prazo vamos apresentar as iniciativas ao Conselho Metropolitano, e, com a aprovação dos municípios envolvidos, o governador passa para a fase seguinte que é o arcabouço legal. Desta forma, o texto vai passar a valer para que todo o cidadão utilize um cartão só que integre o transporte coletivo”, concluiu.
Ouça a rádio de Minas