Economia

Trecho ferroviário Lavras-Varginha será reativado

Trecho ferroviário Lavras-Varginha será reativado
pode gerar aportes de R$ 500 m | Crédito: Ricardo Botelho/MInfra

Gerar trabalho e renda e aquecer a economia mineira por meio de investimentos para promover o crescimento de um novíssimo setor econômico em Minas Gerais: esse é o objetivo da implantação da ferrovia modelo shortline, que abre o leque para o surgimento de negócios voltados para o transporte ferroviário de cargas, de passageiros e para atrair turistas – todos funcionando em uma mesma linha férrea ou trecho.

A estimativa do governo do Estado é de que os investimentos privados no setor ferroviário possam chegar a R$ 500 milhões para viabilizar a operação e inaugurar o trecho Lavras-Varginha, com 130 quilômetros e capacidade de mobilidade para cerca de 100 mil contêineres por ano.

A administração do negócio prevê a concessão para exploração indireta da ferrovia, que deve se tornar a primeira autorizada no Estado. “Mas isso é só o começo. Minas tem um potencial de mais de 1.500 quilômetros de infraestrutura em ferrovias, que estão desativadas ou subutilizadas, sendo sucateadas pelo abandono da operação”, alerta a superintendente de Transporte Ferroviário da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra), Vânia Cardoso. As chamadas shortlines ferroviárias são linhas menores que se conectam com ferrovias troncais e servem como complemento da malha ferroviária estruturante do Estado.

Outro ponto positivo para as shortlines mineiras foi a pré-viabilidade econômico-financeira desse trecho, que despertou o interesse de empresários da região, que já cogitam assumir o trecho e retomar a operação ferroviária. Ainda de acordo com Vânia Cardoso, o prazo da concessão prevista para investidores interessados é de 25 a 99 anos.

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“E isso é bom porque propicia ao investidor um tempo maior para conseguir reverter, com mais tranquilidade, todo o seu aporte necessário em equipamentos, terminais e infraestrutura em lucro para sustentar e alavancar seu negócio”, defende. O prazo tem a possibilidade de prorrogação por iguais e sucessivos períodos. Além da via férrea, o investidor poderá explorar as faixas de domínio, de forma independente, sem compartilhamento de recursos com o Estado.

Deteriorização

O trecho Lavras-Varginha está desativado há mais de uma década e, por força da Deliberação nº 244, de 23 de julho de 2021, a FCA terá o prazo de 30 meses para recapacitá-lo e devolvê-lo em condições operacionais para que a exploração seja retomada. A revitalização está estimada em R$ 140 milhões. 

“A ferrovia Lavras-Varginha é de extrema importância para ampliar, ainda mais, o desenvolvimento econômico do Sul de Minas. Para se ter uma ideia, a retomada das operações deste trecho tem potencial de multiplicar a capacidade de escoamento de sacas de café produzidas na região pelo porto-seco de Varginha”, ressalta o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato.

O governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), assinou  ontem (27) protocolo de intenções com o governo federal, por intermédio do Ministério da Infraestrutura, para viabilização da delegação ao Estado da ferrovia do trecho Lavras-Varginha.

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