Economia

Trinta mulheres líderes encerram a Semana do Clima de Miami

A Climate Week Miami foi encerrada mobilizando mais de 5 mil pessoas
Trinta mulheres líderes encerram a Semana do Clima de Miami
Crédito: Climate Week Miami / Divulgação

A Climate Week Miami foi encerrada com grande sucesso, mobilizando mais de 5.000 pessoas. Ela será realizada a partir de 22 de abril de cada ano, no âmbito do Dia da Terra, e servirá como uma plataforma inclusiva para organizações, formuladores de políticas, jovens, cientistas, empresários e todos aqueles da comunidade que desejam contribuir para a construção de um futuro resiliente ao clima

No Adrienne Arsht Center, dezenas de mulheres líderes da Terra encerraram a Climate Week Miami no Miami Global Forum, com a prefeita Daniella Levine Cava conectando o caminho para a COP16 sobre Biodiversidade.

Como anfitrião da Semana do Clima de Miami, a prefeito Levine Cava observou que “Miami é a única cidade com o clima no epicentro de nosso trabalho, e estamos muito esperançosos de receber um financiamento federal significativo que nós ajudará a impulsionar alguns dos setores, basicamente porque somos o estado do sol, com o aumento do nível do mar, as mudanças climáticas e precisamos estar na vanguarda dessas soluções”.

Sob o slogan “From the Bottom Up” (De baixo para cima) e na presença de centenas de participantes, incluindo políticos, líderes empresariais e da sociedade civil presentes na Concordia Americas Summit na Universidade de Miami, Daniella Levine Cava, prefeita do condado de Miami-Dade, e Eric Adams, prefeito da cidade de Nova York, inauguraram a Climate Week Miami, um evento liderado pela organização CC35.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Crédito: Climate Week Miami / Divulgação

A Semana do Clima de Miami contou com debates organizados pelo Fórum Econômico Mundial sobre Cidades Positivas para a Natureza, que colocaram a agenda subnacional como um dos principais focos de discussão na América Latina e no Caribe.

A região do sul da Flórida foi designada como Centro Nacional de Tecnologia para Resiliência. Essa designação eleva os avanços da região em termos de resiliência e libera a elegibilidade para dezenas de milhões de dólares em possíveis financiamentos. Essa também é uma boa notícia para Miami.

Às vésperas da COP16 sobre Biodiversidade em Cali, onde foi acordada uma meta de 30% de áreas protegidas até 2030, e da campanha Race to Zero, que reuniu milhares de assinaturas, isso se aplica não apenas em nível nacional, mas também de uma perspectiva subnacional.

Por fim, Sebastian Navarro, Secretário Geral da CC35, foi enfático ao afirmar que “o foco deve estar em garantir a rastreabilidade, o controle e a responsabilidade em todas as ações destinadas a cumprir esses compromissos de biodiversidade da COP16 e a campanha de corrida para zero; e isso se aplica não apenas em nível nacional, mas também a partir de uma perspectiva subnacional, portanto, os governos nacionais do planeta não podem mais ser um obstáculo”, ele também enfatizou “Podemos ser os heróis ou os executores de nosso próprio destino. E escolher se estaremos do lado certo da história: do lado da proteção da vida ou da autodestruição”. Hoje a Climate Week Miami é também a voz da Amazônia, da água, dos povos indígenas, dos jovens e daqueles que sonham com um sistema sem poluição”.

Entre os palestrantes presentes na Climate Week Miami estavam; Chris Ballard, Diretor Executivo da Canada Passive House, Prefeito de Kingston, Andrew Swaby, Prefeito de Castries, Gerladine Lendor Gabriel, Cristina Gomez Garcia-Reyes, Diretora de Nature Positive Cities, Fórum Econômico Mundial, Andrew Mullin, Vice-Presidente de Marketing, EarthDay Analytics, Michael Berkowitz, Diretor Executivo, Resilience Academy, Universidade de Miami, Shyla Raghv, Diretora de Clima, Time Magazine, Mathis Wackernagel, Fundador, Global Footprint Network, Dilian Francisca Toro, Governadora do Departamento de Valle del Cauca, Marisol Gómez Melzi, Diretora de Sustentabilidade, Alejandro Eder, Prefeito de Cali, Madeline Pumariega, Presidente do Miami-Dade Collge, Helena Gualinga, líder indígena e outras vozes das Américas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas