Uberaba pode ter voo direto para Brasília

A Total Linhas Aéreas está próxima de oferecer voo direto de Uberaba, na região do Triângulo Mineiro, para Brasília. A entrada da companhia aérea na Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta) pode viabilizar a conexão com a capital federal, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec) da prefeitura uberabense, Rui Ramos.
Segundo o secretário, as conversas com a empresa para o início das operações no aeroporto da cidade estão adiantadas e também há possibilidade de voos para a capital carioca. “A gente vem conversando com a Total há mais de 3 meses, realmente existe a possibilidade de eles iniciarem o voo para Brasília e, às vezes, até para o Rio de Janeiro. Estamos aguardando a confirmação da data do início da operação”, disse.
Rui Ramos destaca que um voo direto de Uberaba para Brasília conta com grande interesse do empresariado local, como também dos políticos da região, que terão uma opção de transporte rápido até o centro político do País. “Os voos para Belo Horizonte, São Paulo, Campinas e, se consolidar, esse agora para Brasília, podem fazer com que Uberaba se transforme em um ponto de conexão regional”, observou.
Atualmente, o Aeroporto de Uberaba é administrado pela Aena Internacional, que participa da gestão de 23 aeroportos em mais quatro países além do Brasil: Colômbia, Jamaica, México e Reino Unido.
O terminal opera destinos apenas para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, e o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e movimenta quase 7 mil voos e mais de 81 mil quilos de carga aérea por ano. A Total será a terceira empresa a operar no aeroporto uberabense, que conta com operações da Azul e da Gol.
A Total é a quarta maior companhia aérea cargueira do Brasil. A companhia movimentou 21,1 mil toneladas de cargas e alcançou 6,4% de participação no mercado nacional em 2023, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A empresa também transportou 1.347 passageiros em voos fretados no período.
Entidade do setor
A Alta é uma associação formada pelas mais importantes empresas da aviação civil do continente latino-americano. A entidade é composta pelas companhias aéreas responsáveis por mais de 80% do tráfego aéreo da região.
A Anac declarou que, no momento, ainda não há voos da Total previstos no sistema Siros com origem ou destino para o Aeroporto de Uberaba. As empresas são obrigadas a informar à Anac o estabelecimento das rotas para registro neste sistema, mas não precisam solicitar autorização ou notificar a agência para implantar ou extinguir rotas.
Como as empresas são livres para operar determinada rota, observando a capacidade operacional da infraestrutura e regulação técnica de segurança, a programação, inclusão ou exclusão de voos pode ser alterada a qualquer momento pelas companhias aéreas.
Ouça a rádio de Minas