Economia

Uberlândia lança dois editais para a instalação de polo tecnológico

Uberlândia lança  dois editais para a instalação de  polo tecnológico
Odelmo Leão (esq.) assinou editais nesta semana; interessados terão até o dia 26 de agosto para enviar propostas - Crédito: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação

A instalação do Polo Tecnológico Sul, primeiro loteamento empresarial público de Uberlândia, está mais perto de se tornar realidade. A prefeitura do município publicou dois editais de licitação para a execução das obras de infraestrutura com prazo até 26 de agosto para que as empresas interessadas apresentem as propostas.

Com um investimento total de aproximadamente R$ 9,7 milhões, os editais assinados nesta semana pelo prefeito Odelmo Leão são voltados para a infraestrutura da área de cerca de 152 mil m² e preveem etapas das obras que incluem terraplenagem, rede de água pluvial, pavimentação e sinalização, depósito de resíduos, muro externo, guarita, áreas de recreação, ciclovia, calçadas, urbanismo e paisagismo, parte das instalações elétricas e de comunicação, prevenção e combate a incêndio, além de redes subterrâneas de energia elétrica e iluminação pública.

Segundo o prefeito, o investimento é uma maneira de pensar no desenvolvimento da economia da cidade e no equilíbrio econômico da própria prefeitura.

“Vamos fazer esse investimento em um setor de alta tecnologia para poder instalá-lo na região. Os lotes serão submetidos a chamamento público, e a prefeitura vai arrecadar dentro dessas áreas”, afirmou.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


As obras vão possibilitar a criação de 32 lotes para empresas de base tecnológica, dos quais 20 terão áreas entre 600 m² e 960 m², sete lotes médios com áreas de 1 mil m² a 2 mil m² e três lotes entre 3,3 mil m² e 4.850 m². Estão previstos ainda dois lotes, cada um com área de 1.665 m², destinados a edificações que abriguem empresas e projetos menores como startups e serviços para estrutura do local como os de conveniência. O recurso para a execução das obras será viabilizado pelo Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) da Caixa Econômica Federal.

Invista – O Polo Tecnológico Sul integra o Invista, um conjunto de ações lançado no início do ano que marca o posicionamento da administração municipal para estimular novos negócios, com geração de empregos e fortalecimento da cidade. Na avaliação de Odelmo Leão, o polo será responsável por fomentar as empresas uberlandenses, além de atrair novos investimentos para o município.

“Atualmente as grandes atividades econômicas estão na informatização e nas startups. Muitas vezes dentro de uma pequena empresa se gera mais negócios, mais investimentos e, logicamente, mais arrecadação para a prefeitura. Oferecer ambiente próprio para desenvolver essas atividades, com geração de emprego e renda para o setor, resulta em um crescimento da economia da cidade”, reforçou.

Com o fim do prazo de envio das propostas agendado para agosto, o prefeito prevê que a autorização para o início das obras aconteça até o começo de setembro, quando os lotes devem ser colocados à venda. Assim, as atividades do polo estão programadas para começar em 2020.

“Os projetos têm um período de maturação e de aprovação, então tentamos agilizar o investimento na venda das áreas para que possamos colocar o polo em funcionamento o mais rápido possível”, concluiu.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas