Economia

Um em cada cinco moradores de BH planeja comprar ou alugar um imóvel até maio

A taxa de juros e as condições de financiamento despertaram a maior preocupação dos interessados para investir em imóveis na Capital
Um em cada cinco moradores de BH planeja comprar ou alugar um imóvel até maio
Foto: Diário do Comércio Cristina Moreno

Um em cada cinco moradores de Belo Horizonte pretende comprar ou alugar um imóvel nos próximos seis meses, com os objetivos de construir patrimônio ou encontrar um aluguel mais barato. Porém, a taxa de juros e as condições de financiamento foram os itens que despertaram a maior preocupação dos interessados para investir em imóveis na Capital.

Os dados foram apurados pelo Índice de Confiança no Setor Imobiliário, da startup Loft em parceria com a Offerwise, empresa de insights na América Latina. Segundo o gerente de dados da Loft, Fábio Takahashi, a pesquisa captou alguns movimentos divergentes sobre os imóveis em BH.

“Se por um lado há preocupação com as condições de financiamento imobiliário, a proporção de pessoas que acham que a situação financeira familiar vai melhorar é maior que a que acha que vai piorar. Esse sentimento tende a ser um propulsor para negócios no mercado imobiliário”, considerou.

Confira a percepção dos consumidores sobre o mercado de imóvel em Belo Horizonte 

  • 17% dos moradores de BH pretendem comprar um imóvel,
  • 5% dos moradores de Belo Horizonte planejam alugar,
  • 47% mostram preocupação com os juros bancários, que impactam no financiamento 
  • Por outro lado, a proporção de pessoas que acham que condição financeira vai melhorar é maior do que a que vai piorar

Ainda de acordo com o levantamento, a resposta mais frequente para a compra do imóvel entre os moradores de Belo Horizonte foi direcionada para a construção de patrimônio e para locação (37% em ambos os casos). Outros 5% afirmaram que pretendem alugar imóvel na mesma janela de tempo, mas tentando diminuir o custo do aluguel atual (44%).

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Saiba quais são os tipos de garantia mais citadas para quem pretende alugar:

  • fiador (38%),
  • caução (25%)
  • e fiança aluguel (13%).

A pesquisa também apurou a opinião dos moradores sobre fatores ligados ao mercado imobiliário de Belo Horizonte. A taxa de juros/condições de financiamento foi a que despertou a maior preocupação, sendo que 47% deram nota entre 1 e 3, as mais baixas.

Por outro lado, a disponibilidade de imóveis para comprar ou alugar na Capital foi o fator com menor quantidade de notas baixas (11% das respostas entre notas 1 e 3).

“Vai ser interessante acompanhar nas próximas edições da pesquisa a evolução da percepção das pessoas sobre os juros, por estarmos neste momento de aumento da taxa Selic. Se a preocupação aumentar, a tendência é que o interesse pelo aluguel aumente, pois é a principal opção quando a pessoa não consegue adquirir um imóvel”, projetou o gerente da Loft.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas