Economia

Usinas elevam preços do aço em 8% e novo aumento pode ocorrer até dezembro

Segundo o Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda), reajuste anunciado em setembro impulsionou pedidos e compras antecipadas no setor
Usinas elevam preços do aço em 8% e novo aumento pode ocorrer até dezembro
Crédito: Divulgação/ Instituto Aço Brasil

Os preços do aço nas usinas foram reajustados para cima neste mês. Os valores dos laminados a quente subiram entre 7,5% e 8%, enquanto os demais produtos registraram alta de 3,5% a 4%, conforme informou à imprensa, nesta quinta-feira (23), o presidente-executivo do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda), Carlos Jorge Loureiro.

De acordo com ele, um novo aumento pode ocorrer em novembro ou dezembro, embora ainda não haja confirmação. “Não temos nenhuma ideia de valor, nem informações mais precisas até o momento”, ressaltou.

A alta nos preços do aço foi comunicada pelas usinas nos últimos dias de setembro, segundo o executivo, influenciando tanto as vendas do setor de distribuição quanto as compras da rede. Para escapar dos novos valores, os clientes anteciparam pedidos, enquanto os distribuidores aproveitaram para abastecer os estoques.

As vendas de aços planos somaram 361,7 mil toneladas em setembro, alta de 10,6% em relação ao mesmo mês de 2024 e de 7,2% frente a agosto. As compras totalizaram 360 mil toneladas, com aumentos de 5,4% e 9,9%, respectivamente. A variação mensal de ambos os indicadores superou a expectativa do Inda, que projetava uma expansão de 5%.

Para outubro, o instituto espera manter os mesmos volumes registrados em setembro. No acumulado dos nove primeiros meses de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior, as vendas de aços planos pelos distribuidores subiram 1,1%, alcançando quase 3 milhões de toneladas, enquanto as compras permaneceram estáveis, com pouco mais de 3 milhões de toneladas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas