Quatro em cada dez usuários já adotam IA para buscar imóveis, mostra pesquisa
Quatro em cada 10 brasileiros já utilizam a inteligência artificial (IA), como ChatGPT, Gemini e Midjourney, para alugar ou comprar imóveis. A conclusão é de uma pesquisa feita pelo Grupo OLX com usuários dos portais de classificados para negócios imobiliários Zap, Viva Real e OLX.
De acordo com a gerente de inteligência de mercado do Grupo OLX, Taiane Martins, a utilização da IA agiliza etapas e produz respostas personalizadas. “O usuário pode gerar uma instrução (prompt) que explique que tipo de imóvel deseja, incluindo localização, características como tamanho, preço, número de dormitórios e até espaços desejados na área comum”, explicou.
Como resposta, segundo ela, a ferramenta retorna as opções disponíveis com as características buscadas, reduzindo etapas de aplicações de filtros de busca. “No portal ZAP, por exemplo, a IA já ajuda a fazer essa busca usando linguagem natural ou via áudio”, completou Taiane Martins.
IA é apoio e não substitui análise humana
A especialista lembra que a precisão das respostas fornecidas pelas tecnologias de inteligência artificial está diretamente relacionada aos comandos que o usuário fornece. Por isso, ela sugere que, quanto mais detalhes o usuário fornecer, maiores as chances de ter retornos que satisfaçam suas necessidades.
“Ainda, é importante lembrar que a IA é um apoio à decisão e não uma substituta da análise humana”, completou a especialista.
Quem usou, aprovou – e vice-versa
O estudo também revelou que 60% dos compradores e locatários que já experimentaram ferramentas de IA consideram a tecnologia “importante” ou “muito importante” em sua jornada, seja para buscar sites de anúncios, encontrar imóveis com características específicas ou receber recomendações personalizadas.
Já entre aqueles que nunca utilizaram a IA para essas finalidades, 80% consideram a aplicação “irrelevante” ou se mostram “indiferentes”, o que mostra que a experiência prática com a IA é um fator determinante para o seu reconhecimento. “Com cada vez mais serviços inserindo recursos com IA na jornada, a expectativa é que, com o passar dos anos, esse índice de indiferença caia significativamente”, encerrou Taiane.
Pesquisa foi feita com 1.000 usuários
A pesquisa quantitativa sobre aplicação da IA para buscas de imóveis foi feita com cerca de 1.000 usuários dos portais Zap, Viva Real e OLX, que demonstraram interesse em comprar ou alugar um imóvel residencial.
Os portais Zap, Viva Real e OLX integram o Grupo OLX, marketplace de classificados, líder na compra e venda de produtos usados, em ecossistema que inclui bens de consumo, automóveis e imóveis.
Ouça a rádio de Minas