Economia

Vagas temporárias: 17% dos comerciantes em Minas devem abrir postos de trabalho

Entre as contratações temporárias, metade delas será para a função de vendedor, seguido de atendentes e operadores de caixa
Vagas temporárias: 17% dos comerciantes em Minas devem abrir postos de trabalho
A maioria das empresas que vão efetivar os temporários devem fazer isso após as vendas de Natal | Crédito: CDL Governador Valadares/Divulgação.

De acordo com levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG, 17% dos varejistas consultados têm planos de contratar colaboradores em vagas temporárias para o final de ano. Esse número representa um aumento de 3,3 pontos percentuais em comparação ao ano anterior, indicando tendência de alta na contratação de trabalhadores temporários.

Entre as contratações temporárias, metade delas será para a função de vendedor, seguido de atendentes, que representarão 30,30% das vagas, e operadores de caixa, com 16,67%. Em média, as empresas planejam contratar dois funcionários temporários. Os setores de tecido, vestuário e calçados lideram as contratações, seguidos por supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.

“A contratação de trabalhadores temporários oferece para as empresas uma flexibilidade crucial para se adaptarem às flutuações da demanda. O setor do comércio varejista se beneficia desta modalidade de contratação, devido à alta de vendas que ocorre no final do ano e marca a sazonalidade do setor, que eleva também a necessidade por um maior número de trabalhadores”, disse a economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins.

Efetivação de profissionais

A pesquisa ainda revela a intenção das empresas no Estado em efetivar as contratações temporárias. Uma parcela de 44,2% dos empresários do comércio afirmaram que a possibilidade é alta ou muito alta. Já a maioria dessas empresas pretende efetivar os temporários no mês de janeiro de 2024, evidenciando a perspectiva de continuidade desses colaboradores.

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De acordo com a Fecomércio MG, os empresários mineiros que buscam novos colaboradores enfrentam desafios no mercado, como a falta de capacitação, dificuldade em reter os funcionários, falta de experiência e falta de profissionalismo dos contratados. Essas são as principais dificuldades citadas, sendo que 20% dos empregadores não encontram nenhum problema para contratar.

Por outro lado, mais de 80% dos empresários do comércio consultados não planejam realizar contratações temporárias no final do ano. Suas principais justificativas são, no entanto, o movimento insuficiente nas lojas e o fato de a equipe atual conseguir lidar com o aumento do fluxo. Além disso, a pesquisa identificou que 21,4% dos empresários não têm o costume de fazer contratações por tempo determinado.

“Além da contratação de temporários, feita sob demanda de mão de obra, é essencial que o empresário tenha um bom planejamento para o período, levando em consideração o nível de estoque e a expectativa de vendas para o período”. diz Gabriela Martins. “Somado a essas estratégias, as ofertas, programas de fidelidade, facilidade de compra e de pagamento tornam-se essenciais para assegurar melhores resultados no período”, conclui a especialista.

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