Vale assume compromisso de R$ 24,7 bi por ferrovias

São Paulo – A mineradora Vale assumirá compromissos estimados em R$ 24,7 bilhões a serem executados até 2057 em troca da renovação antecipada dos contratos de concessão de suas ferrovias Estrada de Ferro Carajás (EFC) e Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) a partir do vencimento dos atuais contratos, em 2027.
A companhia informou em fato relevante que termos aditivos para formalizar a prorrogação por 30 anos foram aprovados ontem pelo conselho de administração, com assinatura prevista para os próximos dias.
Do total em obrigações envolvidas na prorrogação, R$ 11,8 bilhões correspondem a pagamento de outorga, o equivalente a R$ 79 milhões por trimestre entre 2021 e 2057. “Os desembolsos para as prorrogações antecipadas de concessões ferroviárias já vinham sendo considerados no planejamento de longo prazo da companhia “, afirmou a companhia.
A Vale explicou que, quando assinar os aditivos contratuais, reconhecerá a valor presente em seu balanço ativos intangíveis relativos à totalidade dos compromissos com outorga e outras contrapartidas.
“Tais compromissos não impactarão o Ebitda, e menos de 5% dos compromissos serão contabilizados como capex (investimento), porém a amortização dos ativos intangíveis é redutora do lucro líquido”, detalhou a companhia, em referência aos efeitos sobre os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização.
O presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, disse em nota que a medida é um importante passo para reduzir riscos associados à companhia. “As prorrogações antecipadas retiram uma grande incerteza sobre a perenidade de parte relevante de nossa cadeia de logística integrada”, afirmou.
A Vale afirmou ter investido R$ 35,7 bilhões entre 2006 e 2019 nas duas concessões ferroviárias prorrogadas, conhecidas como EFC e EFVM.
Fico e Fiol – Entre as contrapartidas pela prorrogação dos contratos, está também a previsão de desembolsos de R$ 9 bilhões relacionados às ferrovias conhecidas como Fico e Fiol. Pelo acordo, a Vale será responsável pela implantação da infraestrutura e superestrutura ferroviária do trecho da Fico (EF-354) compreendido entre os municípios de Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT), com 383 km de extensão. O investimento é estimado pela Vale em R$ 8,7 bilhões, com prazo de execução de seis anos e início previsto em 2021.
A Vale também vai adquiri e entregar par o trecho II da obra da Fiol, na Bahia, trilhos e dormentes no valor total estimado em R$ 300 milhões.
A companhia ainda prevê R$ 3,9 bilhões em outros compromissos, que incluem ampliação da oferta de serviço de trem de passageiros nas concessões, entre outros. (Reuters)
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