Vale do Aço ganha hub dedicado a inovação e negócios

Empresas âncoras, instituições, startups, entidades e pequenas empresas de vários nichos do Vale do Aço terão, a partir do dia 27 de maio, um complexo dedicado à inovação e aos negócios. O Hub Fabri, com investimento na ordem de R$ 1 milhão pela Prefeitura de Coronel Fabriciano, abrigará o maior e mais moderno espaço de interconectividade entre empresas da cidade e de municípios vizinhos.
Segundo o secretário da pasta de Governança Estratégica da Qualidade, Inovação Tecnológica e Sustentabilidade Econômica do município, Daniel Papa, o empreendimento terá 1 mil m², com múltiplos espaços de uso gratuito para empresas da região.
“O projeto inovador do Hub Fabri foi muito bem recebido pelos empresários, evidenciando seu potencial para se tornar um marco significativo na promoção do empreendedorismo e da inovação em Coronel Fabriciano e do Vale do Aço”, diz.
Segundo ele, após uma série de consultas, discussões, planos de trabalho com líderes empresariais, representantes de comunidades e autoridades governamentais, o conceito do Hub Fabri foi amplamente reconhecido como iniciativa importante para o desenvolvimento econômico.
“Os diversos agentes do empreendedorismo expressaram entusiasmo com a perspectiva de um espaço moderno e inclusivo e que promove a colaboração entre empresas, empreendedores, startups e investidores”, comenta.
“Eles reconheceram o potencial para impulsionar a economia local, atrair investimentos externos e fortalecer o ecossistema empresarial. Com sua infraestrutura de ponta e apoio governamental, o Hub Fabri se posiciona como um catalisador para o crescimento de um ambiente empresarial vibrante e competitivo em Coronel Fabriciano. Dessa forma, esperamos que esse espaço desempenhe um papel crucial na criação de empregos, na geração de renda e no avanço da inovação tecnológica da região”, adianta Daniel Papa.

O projeto prevê a criação de ambiente moderno para ser referência e apoio para diversos agentes de negócios, independente do trabalho ou ramo de atuação. O novo espaço contará com:
- coworking gratuito
- auditório com 40 lugares
- salas multiuso
- laboratórios
- espaço lab
- serviços públicos
- área de convivência
- Sala do Empreendedor
- nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Coronel Fabriciano
Dois eixos interligados para o desenvolvimento econômico local
Segundo o diretor do Departamento de Geração de Emprego e Renda, Marcílio Magalhães, até se chegar ao atual projeto do complexo Hub Fabri, foi elaborado um planejamento estratégico em 2019 com foco totalmente voltado para o desenvolvimento econômico local e, posteriormente, aplicado pela atual gestão.
“As hélices que movimentam nosso projeto partem do eixo das startups com a inovação, interconectadas com o eixo das empresas tradicionais com diversos modelos de negócios. Essa interconexão forma esse ecossistema, enquanto o poder público vai estimulando oportunidades com esse novo espaço”, detalha Magalhães.
De acordo com o diretor da pasta, estão envolvidas no projeto uma série de iniciativas de fomento à economia do Vale do Aço, assim como também diversas entidades interessadas em contribuir com o Hub Fabri, dentre elas, estão:
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)
- Unileste Coronel Fabriciano
- Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet)
- Sistema Fiemg
- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Minas (Sebrae Minas)
- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
- entre outras entidades e instituições.
“Onde todos estiverem unidos, os resultados serão muitos melhores, e uma forma de interação entre o município, entidades e empresas só acontece com uma representatividade maior”, disse o presidente regional da Fiemg Vale do Aço, João Batista, destacando o potencial de inovação que o novo equipamento público pode proporcionar.



Marco Legal da Inovação acontecerá no Hub Fabri
Mesmo com a solenidade de inauguração marcada para o dia 27 deste mês, a cidade já se prepara para receber um dia depois (28) o evento Marco Legal da Inovação, que pretende reunir prefeitos e representantes de 121 cidades mineiras, O membro do Conselho de Administração da Embrapa, e ex-consultor Jurídico do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), Bruno Portela é um dos nomes aguardados para o evento.
“Teremos aqui, neste dia, no Hub Fabri, cases de sucessos de Santa Catarina, que é um dos mais modernos do País, cases do Sul de Minas, e do nosso governo do Estado. Será um momento muito importante para o Vale do Aço“, completa Marcílio Magalhães. O Hub Fabri terá funcionamento na rua Dr. Querubino, 342, no Centro de Coronel Fabriciano.
Ouça a rádio de Minas