Economia

Vallourec vai expandir Mina Pau Branco, em Brumadinho

Empresa obteve licenças do Copam e da ANM para iniciar primeira fase de expansão na unidade, que fica em Brumadinho (RMBH)
Vallourec vai expandir Mina Pau Branco, em Brumadinho
Mina Pau Branco tem atividade produtiva de extração de minério desde início da década de 80 | Crédito: Reprodução Site Vallourec Brasil

A Vallourec — líder mundial em soluções tubulares premium — obteve as licenças do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e da Agência Nacional de Mineração (ANM) para iniciar a primeira fase da expansão da Mina Pau Branco, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O valor do investimento não foi revelado pela companhia de origem francesa. No entanto, numa das apresentações da empresa foi informado que o aporte seria da ordem de 20 milhões de euros durante a primeira fase.

A mina fornece matéria-prima para o processo integrado de produção de tubos da Vallourec e diversifica o portfólio de rendimentos do grupo por meio da venda de minério de ferro para o mercado externo. A unidade Mineração desenvolve atividades produtivas de extração de minério de ferro na Mina Pau Branco desde o começo da década de 1980.

Com a aprovação das licenças, a expectativa é que as atividades de expansão comecem no final deste ano, dentro do prazo planejado, conforme a empresa. A primeira fase do projeto vai estender a vida útil da mina, além de melhorar a qualidade das suas reservas e dos seus resultados.

“Com essa extensão, a Mina Pau Branco continuará dando suporte à nossa produção de tubos e aos nossos clientes. Projetos com retornos altos e rápidos também contribuirão para o desempenho financeiro da Vallourec e vão maximizar o valor gerado pela nossa base de ativos no Brasil. O processo de implementação é totalmente focado na segurança, proteção ambiental, eficiência produtiva e respeito por todos os nossos stakeholders”, disse o CEO do Grupo Vallourec, Philippe Guillemot.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Para 2027, a Vallourec prevê um investimento mais significativo na segunda fase do projeto de extensão da mina. O valor, conforme a apresentação, deve variar de 100 milhões a 125 milhões de euros.  A companhia informou que já está em negociação com as autoridades estaduais e federais para obter as licenças necessárias para essa etapa.

No Brasil, a Vallourec possui oito unidades. Em Minas Gerais, a Vallourec mantém operações tanto na siderurgia quanto na mineração. Uma de suas usinas está na região do Barreiro, em Belo Horizonte, além disso, a companhia mantém uma siderúrgica em Jeceaba (Campo das Vertentes), ambas são focadas na produção de tubos de aço sem costura.

Há ainda a unidade Florestal, que é responsável pela produção do carvão vegetal que abastece o alto-forno das unidades produtoras de tubos. Essa unidade, conforme informações da empresa, é pioneira no plantio e no manejo de florestas de eucalipto para a produção de carvão vegetal.

A sede administrativa fica em Curvelo, na região Central de Minas, e as áreas de plantio de eucalipto estão localizadas nas regiões Centro, Norte e Noroeste do Estado. A empresa conta, ainda, com uma unidade de negócios no Estado, provedora de serviços administrativos.

Unidades no Sudeste do País – Com linhas de produção em Minas Gerais e em São Paulo, a Vallourec Tubos para Indústria (VTI) fornece tubos de aço com e sem costura e soluções tubulares para a indústria em geral, especialmente para os mercados automotivo, de energia, máquinas e equipamentos industriais.

No Rio de Janeiro, a Vallourec Tubular Solutions (VTS) presta serviços especializados para o setor de óleo e gás. E, no Espírito Santo, a empresa fornece serviços de revestimento anticorrosivo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas