Economia

Varejo prevê descontos de até 30% e faturamento acima de R$ 10 milhões na Black Friday 2025

Pesquisa da RCell revela expectativa otimista do setor e indica consumidor mais criterioso, com foco em preço, prazo e benefícios
Varejo prevê descontos de até 30% e faturamento acima de R$ 10 milhões na Black Friday 2025
Festival de compras está programado para ocorrer em 28 de novembro. | Foto: Adobe Stock

A maioria dos negócios de eletrônicos, informática, eletrodomésticos e móveis pretende aplicar descontos entre 11% e 30% e faturar mais de R$ 10 milhões na Black Friday deste ano. As conclusões são de um estudo realizado pela distribuidora de tecnologia RCell com mais de 200 representantes do setor durante o congresso Enter 2025, realizado em setembro, em São Paulo.

Além disso, 72% dos grandes varejistas planejam descontos de até 30% durante o festival de compras, que acontece em 28 de novembro, e 64% dos entrevistados projetam faturamento acima de R$ 10 milhões.

Veja as categorias mais promissoras:

  • 36%: eletrodomésticos;
  • 28%: smartphones;
  • 24%: eletroeletrônicos;

Sobre o ano passado, 56% disseram que o valor ficou entre entre R$ 501 e R$ 1,5 mil, enquanto 36% apontaram R$ 1.501 a R$ 2,5 mil em vendas.

Os participantes da feira também opinaram sobre a influência do cenário econômico no faturamento da Black Friday:

• 32%: situação ainda incerta;
• 28%: neutralidade;
• 24%: impacto negativo;
• 16%: impacto positivo.

“O estudo mostra que, mesmo diante de um cenário econômico desafiador, o varejo segue confiante e mais estratégico na preparação para a Black Friday. O consumidor está cada vez mais criterioso, exige preços competitivos e busca prazos menores, além de valorizar benefícios adicionais, como frete grátis e promoções relâmpago”, avaliou o Diretor de Marketing da RCell, Alexandre Della Volpe.

Segundo ele, esse conjunto de fatores reforça a importância de um planejamento comercial sólido e de ações estratégicas de marketing para conquistar relevância na data.

Pesquisa busca compreender preparação para a data

O estudo da RCell, considerada uma das maiores distribuidoras de tecnologia do Brasil, foi feito com varejistas pelo segundo ano consecutivo, com o objetivo de compreender como os empresários estão se preparando para a data e identificar desafios, oportunidades e tendências que impactam diretamente o desempenho comercial.

Preparação para a data

  • 48%: iniciaram o planejamento dois meses antes;
  • 36%: com quatro meses de antecedência.

Definição de produtos em promoção

  • 28%: com base na demanda do consumidor;
  • 24%: com base no planejamento estratégico próprio;
  • 20%: com base no planejamento estratégico do distribuidor.

Em relação à divulgação das ofertas, a maioria vai priorizar o Instagram (88%), além de websites próprios (80%) e Facebook (68%) como principais meios de comunicação com o consumidor. Já o TikTok Shop, embora iniciado em maio de 2025, será utilizado por apenas 52% dos varejistas.

O perfil dos respondentes contou com 36% de compradores, 32% de gestores de compras e 16% de proprietários. Em relação ao porte, 64% representam empresas de médio porte (varejistas regionais e nacionais) e 32% são de grande porte, atuando nos segmentos de eletrônicos, informática, eletrodomésticos e móveis.

Consumidor está mais criterioso e exigente

Por fim, o levantamento revelou que a experiência presencial ainda é a preferida dos consumidores, mas os canais digitais já representam 28% das compras, com destaque para sites próprios e marketplaces. O WhatsApp se consolidou como principal ferramenta de apoio, enquanto as redes sociais aparecem mais como canais de influência do que de compra direta.

O WhatsApp se consolidou como principal ferramenta de apoio, enquanto as redes sociais aparecem mais como canais de influência do que de compra direta.

“O comportamento esperado para 2025 reforça um consumidor cada vez mais criterioso e exigente. 84% dos varejistas acreditam em maior busca por descontos agressivos, 60% apontam comparação intensa de preços e 48% projetam foco em produtos de maior valor agregado. O parcelamento segue como diferencial, com 56% das compras realizadas em 7 a 10 parcelas”, descreveu a RCell, em nota.

Outros dados da pesquisa

Experiência dos clientes

  • 36% medem satisfação por meio do NPS (“Qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa/produto a um amigo ou colega?”);
  • 32% utilizam SAC e redes sociais;
  • 32% não adotam ferramentas formais.

Prioridade dos negócios para melhorar o serviço

  • 72%: feedback;
  • 24%: comunicação de ofertas;
  • 24%: variedade de produtos;
  • 20%: agilidade na entrega.

Relacionamento com clientes após a Black Friday

  • 72%: mantêm via WhatsApp;
  • 68%: e-mail marketing;
  • 52%: CRM, com ações que se estendem até o Natal em 40% dos casos.

Tendências para os próximos anos

  • 64%: crescimento das vendas via redes sociais;
  • 56%: integração entre loja física e on-line;
  • 48%: expansão dos marketplaces.

Prioridades dos consumidores, segundo varejistas

  • 60%: descontos relâmpago;
  • 16%: combos de produtos com preço especial;
  • 16%: frete grátis.

Comportamento do consumidor

  • 68% dos varejistas percebem maior exigência dos clientes por prazos de entrega menores;
  • 40% observam um consumo mais racional, baseado em comparação intensa de preços.
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