Economia

Varejo em crescimento na Capital

Varejo em crescimento na Capital
Comércio da capital mineira acumula alta nas vendas de 2,37% entre janeiro e setembro, melhor resultado em cinco anos -CREDITO:ALISSON J. SILVA

Registrando a nona alta consecutiva em 2018 na comparação com igual mês do ano anterior, as vendas do comércio varejista de Belo Horizonte cresceram 1,45% em setembro. A recuperação apontada pelo Termômetro de Vendas da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) é resultado da melhora de indicadores macroeconômicos como a redução da taxa de juros, a desaceleração do desemprego e o aumento dos rendimentos reais.

Apesar do cenário econômico menos adverso, a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, ressalta que o crescimento do setor ainda é lento. “A taxa de juros em patamares menores ajuda na negociação de dívidas e faz com que as pessoas possam designar mais dinheiro para o consumo. Estamos no caminho da recuperação, mas ainda de forma lenta para recuperar todas as perdas do varejo”, afirmou.

Também na base comparativa com setembro do ano passado, a maior alta foi registrada pelos segmentos de vestuário e calçados (1,77%), seguido dos artigos diversos que incluem acessórios em couro, brinquedos, óticas, caça, pesca, material esportivo, material fotográfico, computadores e periféricos e artefatos de borracha (1,74%) e pelos supermercados (1,43%). O único setor que apresentou queda foi o de veículos e peças, com recuo de 0,82%.

O levantamento da CDL/BH mostrou que, na variação mensal, o índice real de vendas caiu 1,05% em setembro em relação a agosto de 2018. “Agosto é uma base forte de comparação porque o Dia dos Pais movimenta o comércio como um todo, enquanto setembro não tem nenhuma data comemorativa. Além disso, o pagamento do 13º salário dos aposentados contribuiu com um fôlego para os consumidores”, explicou Ana Paula Bastos.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Leia também:

Resultado fica negativo em Minas

Black Friday anima setor de eletroeletrônicos

Desempenho é o pior em 18 anos no Brasil

Acumulados – Com o melhor resultado dos últimos cinco anos, as vendas no acumulado do ano registraram alta de 2,37% em setembro. Nessa base comparativa, todos os segmentos apresentaram crescimento das vendas, com as maiores altas apuradas pelos supermercados (+3,77%), seguido de veículos e peças (+3,61%).

Já nos últimos 12 meses o varejo da Capital apresentou crescimento de 2,94% nas vendas. O Termômetro de Vendas da CDL/BH apontou que, nessa base de comparação, nenhum setor teve queda. O segmento de papelarias e livrarias registrou aumento de 3,29%, enquanto drogarias e cosméticos cresceu 3,16%.

Ana Paula Bastos destaca que os resultados estão numa curva positiva e que desde o ano passado o varejo vem apresentando sinais de melhora após várias perdas nos últimos três anos. “Em 2018 foi esperado um crescimento substancial da economia que não aconteceu.

O setor não está apresentando decréscimo, mas ainda caminha lentamente para a recuperação. Vamos aguardar a política econômica que será adotada no ano que vem para definir os rumos do comércio”, disse.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas