Economia

Varejo foca o Dia dos Namorados

Varejo foca o Dia dos Namorados
O Dia dos Namorados anima lojistas de BH | Crédito: Charles Silva Duarte/Arquivo DC

O Dia dos Namorados promete injetar R$ 2,3 bilhões na economia de Belo Horizonte ao longo do mês. Confiantes no potencial de vendas da data, os shoppings se preparam para atender namorados que pretendem gastar R$ 220 em média nos presentes, segundo pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH).

Os centros de compras da capital mineira já sentiram o movimento aumentar no fim de semana que passou e prometem várias promoções para incentivar os apaixonados a se presentearem. O levantamento da CDL-BH, realizado entre os dias 9 e 23 de maio, aponta que 53% dos namorados estão dispostos a gastar em presentes na data, o que anima os lojistas. Do total, 68% acreditam que este ano as vendas serão melhores e 58% irão reforçar o estoque, além de divulgar produtos e ações. 

“Com a retomada dos compromissos sociais, o comércio vem sendo aquecido nas datas comemorativas. Prova disso é uma previsão mais positiva que a do último ano, quando ainda enfrentávamos um cenário pandêmico mais delicado. As pessoas querem recuperar o tempo perdido e celebrar todas as datas”, avalia o presidente da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva.

A gerente de marketing do Shopping Estação, Letícia Amaral, está otimista em relação ao aumento de vendas, afinal o comércio vem de dois anos consecutivos sem funcionamento regular nesta data. “Nossas expectativas são positivas, até mesmo em reflexo ao movimento de retomada observado nas últimas datas comemorativas deste ano. Acreditamos que podemos alcançar níveis de vendas próximos ao pré-pandemia”, observa.

Multicanais

O levantamento da CDL-BH aponta que o varejo físico deve registrar um crescimento de 8,7% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. Já o e-commerce pode crescer 5%. Por esse motivo, o shopping está apostando em estratégias multicanais para atrair o consumidor e incentivar o consumo.

“Mesmo frequentando normalmente os ambientes públicos, o público ainda está fortemente inserido no comércio digital, então contemplamos as duas alternativas”, explica a executiva. O Estação está disponibilizando um catálogo digital com sugestões para presentear na data, e nas compras acima de R$ 100 feitas através da Assistente de Compras pelo WhatsApp o consumidor concorre a brindes como cartões personalizados e vales-degustação de fondue.

“Nós, brasileiros, costumamos deixar as compras para a última hora, mas já foi possível notar um bom fluxo no fim de semana que passou”, informou Letícia Amaral. “E o casal que quiser curtir por aqui, nos dias 11 e 12, poderá aproveitar as atrações musicais, além da decoração temática para deixar o clima ainda mais romântico para aquele programinha a dois”, sugere.  

No Shopping Del Rey, o movimento do fim de semana prenuncia um bom dia dos namorados. “Foram muitas pessoas com sacolas de compras e algumas lojas bem movimentadas. Mas estamos preparados para um fluxo de pessoas ainda mais intenso ao longo desta semana”, disse a gerente de Marketing do mall, Juliana Trindade.

Até o dia 16 de junho, os consumidores que somarem R$ 300 em compras vão ganhar um cupom e concorrer a oito vale-compras de R$ 5 mil da Calvin Klein Jeans. Já quem prefere comprar on-line terá a oportunidade de escolher tudo da comodidade de casa e receber em até 24h.

No Shopping Cidade, a gerente de marketing, Marcela Castro, aposta em um volume de vendas 40% maior que o de 2021. Impulsionado, segundo ela, pelo retorno das atividades presenciais depois de dois anos de isolamento social imposto pela pandemia.

“Ele gera um aumento de demanda em setores que historicamente vendem bem nessa data, como moda e acessórios, por exemplo. Outro crescimento previsto é o de serviços, com os casais em busca de programas como cinema, jantar a dois, o que traz grande movimento nas operações de lazer do shopping”, observa.

O aumento do fluxo de pessoas no shopping teve este ano um grande impulsionador que foi o DLI – Dia Livre de Impostos. “Mas esperamos que com o quinto dia útil as vendas aqueçam ainda mais”, diz a gerente do shopping, que este ano investiu numa campanha que celebra as diversas formas de amar.  Seis casais reais – cinco influenciadores e um casal de clientes da melhor idade – estrelam o slogan “Viva hoje o amor e compartilhe cada instante”.

Oliveira estima resultados semelhantes aos do Dia das Mães | Crédito: Divulgação

Resultado melhor que 2019

O amor está no ar nos centros de compras do grupo LGN, ViaShopping Barreiro e ViaBrasil Pampulha, que vão sortear viagens para seus clientes. Segundo o diretor de operações Gustavo Oliveira, o volume de vendas deve ser semelhante ao do Dia das Mães, que foi 35% maior que no ano passado. “Nossa expectativa agora com a campanha de junho é de atingir, pelo menos, 30% a mais do que o ano de 2019, no período pré-pandemia”.

“Acreditamos fortemente que o fim das restrições ocasionadas pela pandemia durante os últimos dois anos vai impactar positivamente a data em 2022, sem deixar de considerar que a queda nas taxas de desemprego pode garantir aos consumidores um poder de compra maior”, acrescenta.

A campanha de Dia dos Namorados no ViaShopping Barreiro tem um atrativo adicional:  a cada R$ 200 em compras realizadas entre 6 e 19 de junho, os clientes podem concorrer a R$ 5 mil para gastar com viagens. O vencedor vai escolher o destino que deseja visitar, seja nacional ou internacional. 

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