Economia

Minas Gerais possui três das 30 maiores redes do Brasil

As mineiras Supermercados BH, Mart Minas e Rede Smart Supermercados estão entre as maiores empresas do País
Minas Gerais possui três das 30 maiores redes do Brasil
A rede Supermercados BH teve o melhor desempenho dentre os mineiros | Crédito: Alessandro Carvalho / Diário do Comércio

Minas Gerais conta com três empresas entre as 30 maiores do varejo brasileiro: Supermercados BH, Mart Minas e Rede Smart Supermercados. É o que revela o novo ranking da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Os Supermercados BH é a rede mineira melhor colocada na lista, ficando dentro do Top 15 de 2022, em 13º lugar. Vale lembrar que a empresa já estava entre as 15 melhores de 2021, porém, duas posições abaixo da atual.

Em 2022, a rede do segmento de atacarejo e conveniência apurou cerca de R$ 14,012 bilhões em vendas. Isso representa um crescimento de 26% em relação ao ano anterior (R$ 11,112 bilhões).

De acordo com o levantamento realizado pela SBVC, a rede Supermercados BH contava com 262 lojas no ano passado. Esse número é 8% superior ao registrado em 2021, quando a empresa possuía 243 unidades.

Já a varejista Mart Minas foi a empresa do Estado que apresentou o maior avanço entre os dois últimos rankings, passando da 32ª para a 22ª posição. A rede alcançou R$ 8,322 bilhões em vendas no ano passado, 56% acima do registrado em 2021 (R$ 5,351 bilhões).

Quanto ao número de lojas, a empresa passou de 50 para 70 estabelecimentos em um ano, apresentando um aumento de 40% no período.

Diferente das outras, a Rede Smart Supermercados apresentou queda no ranking nacional da SBVC, passando de 22º para 26º lugar. A supermercadista mineira também recuou no número de unidades da marca. Em 2021 a empresa possuía 612 unidades e no ano passado ela passou a contar com apenas 536 lojas.

Por outro lado, a companhia fechou o último ano com R$ 7,8 bilhões em vendas, 11% acima do registrado no ano anterior, quando a rede alcançou R$ 7 bilhões.

Top 5 do varejo

No cenário nacional, não houve mudanças quanto ao top cinco do setor varejista brasileiro. O Grupo Carrefour Brasil permaneceu na liderança com R$ 108,052 bilhões em vendas no último ano. Na segunda posição aparece a rede Assaí, com R$ 59,684 bilhões. Em seguida vem Magazine Luiza (R$ 44,712 bilhões); Via (R$ 39,026 bilhões) e Americanas (R$ 34,417 bilhões).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas