Economia

Veículo da Iveco movido a etanol, gás natural e biometano pode ser fabricado em Sete Lagoas

Protótipo foi apresentado nesta quinta-feira (2) durante inauguração do centro de treinamento Iveco Academy em Belo Horizonte
Veículo da Iveco movido a etanol, gás natural e biometano pode ser fabricado em Sete Lagoas
Foto: Divulgação/Iveco

O protótipo de veículo comercial leve movido a etanol, gás natural e biometano da Iveco, o Daily Multifuel, está sendo desenvolvido para ser fabricado na planta de Sete Lagoas, na Região Central de Minas Gerais. A unidade é a principal planta do grupo na América Latina. Caso seja realmente levado ao mercado, o veículo pode representar uma nova fase no transporte urbano de cargas. O protótipo foi apresentado nesta quinta-feira (2) durante inauguração do centro de treinamento Iveco Academy, em Belo Horizonte.

Já em fases mais avançadas de testes e com performance comprovada, os executivos do grupo explicam que o desafio agora é conseguir a viabilidade econômica do conceito frente aos concorrentes com motores diesel. A perspectiva de um maior uso de gás natural e biometano no País num futuro próximo pode contribuir para que o veículo seja economicamente viável.

“Temos que trabalhar também a parte econômica, como se encaixa na matriz de transporte brasileira. É um veículo que complementa os elétricos. O elétrico trabalha em uma aplicação específica e o etanol com biometano trabalha em outra”, explica o gerente de Inovação e Desenvolvimento de Produto do Grupo Iveco, Fabio Nicora.

O diretor geral de Customer Services para América Latina do grupo, Bernardo Brandão, destaca que o Custo Total de Propriedade (TCO, na sigla em inglês) do Daily Multifuel, pode diminuir caso o empreendedor produza biometano por meio dos resíduos orgânicos da própria empresa.

O TCO considera não apenas a aquisição, mas gastos variáveis como manutenção e consumo de combustível, por exemplo, durante toda a vida útil do veículo. “O biometano se desenvolvendo mais, a perspectiva desse conceito virar realidade fica maior”, afirma.

A perspectiva de maior oferta de gás natural no País depois que a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Complexo de Energias Boaventura, em Itaboraí (RJ), atingiu 100% da operação, em maio, poucos meses após inauguração do gasoduto Rota 3, pode ser favorável para tirar o Daily Multifuel do papel.

“Isso vai tornar o gás mais competitivo, mais atrativo. Um bem de capital, que tem que gerar receita para o cliente é uma parte da conta. Nos preocupamos mais em fechar a conta inteira, para que o veículo tenha uma atratividade de TCO”, disse Brandão.

O protótipo faz parte da estratégia multienergética da Iveco, com oferta de veículos a gás natural, biometano e energia elétrica, sendo a única montadora da América Latina a contar com um portfólio totalmente impulsionado por energias renováveis.

O diretor geral de engenharia da América Latina da Iveco Group, Eduardo Oliveira, destaca que esse portfólio é voltado exatamente para dar mais opções conforme a aplicação do veículo.

“A empresa que produz biometano tem sim uma grande oportunidade na sua operação, porque o custo do combustível vai ser bem menor. Falando de etanol, somos um dos principais produtores do mundo e a infraestrutura existente no Brasil também é algo que contribui significativamente para isso”, aponta.

Veículo a biometano tem emissões quase dez vezes menores que a diesel

No momento ainda não é possível precisar quando o grupo vai bater o martelo para lançar o Daily Multifuel, já que o desenvolvimento depende de outros fatores e pode levar alguns anos. “O objetivo é mostrar que temos um conceito de uma tecnologia e que a gente acredita bastante no nosso mercado”, argumenta Brandão.

O veículo está sendo desenvolvido em versões de 3,5 a 7,2 toneladas e traz um motor 3.0 com dois sistemas de injeção, um para etanol e outro para gás. O desempenho chega até uma potência de 100 kW (136 cv) e torque de 350 Nm (35,6 kgfm). A tecnologia foi desenvolvida pela FPT Industrial, líder global em motores ciclo Otto a gás, em parceria com as Universidades Estadual Paulista e Federais do Pará e de Itajubá.

Segundo a Iveco, quando abastecido com etanol, o modelo apresentou performance equivalente ao motor a diesel. Já com gás natural ou biometano, o propulsor se destacou pela autonomia ampliada e baixas emissões de gás carbônico (CO₂).

As emissões de CO₂ do protótipo contabilizadas da produção da matéria-prima do combustível ao consumo no veículo, medida conhecida como “do Poço à Roda”, chegam a ser três vezes menores que as do motor a diesel quando abastecido com etanol. Com biometano, as emissões são quase dez vezes inferiores às do diesel. A Iveco afirma ainda que o Daily Multifuel reduz a dependência de componentes importados.

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