Vendas de veículos elétricos em Minas registram o melhor mês da série histórica
Em ascensão, o mercado de veículos eletrificados leves encerrou novembro com o melhor desempenho da série histórica em Minas Gerais. No período, a comercialização no Estado superou o patamar de mil unidades (1.041) com avanços de 22,6% na comparação com o mesmo período do ano passado, conforme aponta o recente levantamento realizado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Com 611 unidades de híbridos e elétricos vendidas, Belo Horizonte segue como o maior mercado, correspondendo por 58,7% da totalidade. A capital mineira possui 3,6% do marketshare nacional e é a quarta melhor cidade brasileira para a categoria em termos de vendas, atrás apenas das cidades de São Paulo (13,6%), Brasília (11,5%) e Curitiba (4,6%).
Uberlândia, Juiz de Fora e Uberaba também se destacaram na venda de veículos elétricos em novembro. Juntas, as cidades comercializaram 201 veículos no período e responderam por 19,3% do total de vendas de elétricos e híbridos em Minas Gerais.
Os bons números, segundo o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, refletem o crescimento acelerado dos eletrificados que, a cada dia, sintonizam com os interesses e prioridades do consumidor.
Seguindo a mesma tendência de Minas Gerais, o Brasil também registrou em novembro o melhor mês da série histórica. Ao todo, foram 17,4 mil emplacamentos, com uma ampla liderança de veículos plug-in – que podem ser híbridos ou 100% elétricos – com 72% das vendas.
Estado deve encerrar 2024 com mais de 10 mil comercializações
Até novembro de 2024, o relatório da ABVE contabilizou 9.316 emplacamentos em solo mineiro – um avanço de 78,6% na comparação com 2023 quando registrou 5.215 vendas. Os resultados deste ano são favoráveis para o setor, que está prestes a superar 10 mil unidades vendidas de veículos elétricos pela primeira vez na história.
No ano, Belo Horizonte também correspondeu pela maior fatia de mercado da categoria em Minas Gerais, com 56% de marketshare e 5.218 unidades vendidas. Em seguida, aparecem Uberlândia (1.031), Juiz de Fora (736), Uberaba (189), Contagem (184) e Nova Lima (146) – somando juntas 24,6% do mercado estadual.
Com relação aos veículos, os elétricos a bateria (BEV) corresponderam por 34,4% do total de vendas em Minas Gerais, enquanto os híbridos plugáveis (PHEV) somaram 33,3%. A chinesa BYD segue na liderança entre as preferências dos mineiros para a categoria, 38,7% do marketshare estadual e 3,6 mil emplacamentos.
Confira as marcas mais vendidas em Minas Gerais
| Fabricante | Emplacamentos | Marketshare (%) |
| BYD | 3.605 | 38,7% |
| GWM | 1.769 | 19% |
| Toyota | 1.453 | 15,6% |
| Volvo | 480 | 5,2% |
| Caoa Chery | 398 | 4,3% |
| Mercedes Benz | 284 | 3% |
| BMW | 261 | 2,8% |
Micro-híbridos devem ser melhor analisados
Em novembro, o segmento de micro-híbridos (MHEV) conquistou ainda mais espaço no mercado brasileiro. A subcategoria atingiu 11,2% das vendas, superando até mesmo os tradicionais híbridos HEV flex (9,1%) – que lideraram o mercado até 2022.
Entretanto, Ricardo Bastos destaca a necessidade de uma melhor análise do que pode realmente se enquadrar nos eletrificados, já que nos últimos meses, alguns veículos entraram no mercado com uma proposta diferente do que dos demais da categoria.
“Temos que avaliar se alguns dos chamados micro-híbridos (MHEV), que têm um baixíssimo grau de eletrificação e não têm tração elétrica, contribuem efetivamente para a descarbonização da matriz de transporte do Brasil”, pontua.
A partir de agora, a discussão vai buscar entender se esses modelos são capazes de proporcionar a “verdadeira experiência” de um eletrificado aliado aos benefícios da tecnologia para o meio ambiente e como isso é possível.
“Nem todos esses veículos apresentam reduções significativas das emissões de poluentes, em relação aos modelos convencionais a combustível fóssil ou flex e isso precisa ser avaliado”, conclui Bastos.
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