Economia

Eletrificados: Participação de Minas chega a 7,4% e ultrapassa 15 mil vendas

Em agosto, Estado comercializou 1.871 unidades: mais que o dobro registrado no mesmo período do ano passado (807)
Eletrificados: Participação de Minas chega a 7,4% e ultrapassa 15 mil vendas
Belo Horizonte concentra mais da metade das vendas mineiras (54,5%), reflexo da maior rede de concessionárias e pontos de recarga, segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico | Foto: Reprodução Adobe Stock

As vendas de veículos elétricos e híbridos seguem avançando em Minas Gerais. Em agosto, o Estado respondeu por 7,4% do mercado nacional, comercializando 1.871 unidades: mais que o dobro registrado no mesmo período do ano passado (807).

A consolidação do mercado mineiro pode ser explicada pela maior oferta de modelos disponíveis aliada a expansão gradual da infraestrutura de recarga. Os dados fazem parte do recente levantamento realizado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Com 31,1% do mercado brasileiro, São Paulo segue na liderança com mais de 7 mil veículos eletrificados emplacados no último mês. Em seguida, Distrito Federal (9%) soma 2,2 mil comercializações de elétricos e híbridos no período, com “top 3” completado por Minas Gerais.

O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, celebra os bons resultados ao longo do ano, o que garantiu ao segmento 9,4% de participação no mercado automotivo total. “Esses números são significativos por vários motivos. As vendas de eletrificados continuam aquecidas, mesmo diante de taxas de juros altas e do aumento do imposto de importação de veículos elétricos”, pontua.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Dentre os destaques nacionais de agosto, estão a venda de 2.245 híbridos flex (HEV Flex), com aumento de 118% sobre julho (1.026). A categoria, embora ganhe força pelo País, possui forte presença em São Paulo, que obtém o melhor desempenho com essa tecnologia desde o início do ano.

Com relação às capitais, Belo Horizonte concentra mais da metade das vendas mineiras (54,5%), reflexo da maior rede de concessionárias e pontos de recarga disponíveis na Capital. Em agosto, a capital de Minas Gerais emplacou 1.019 veículos elétricos e híbridos, ocupando a terceira posição em vendas, atrás apenas de São Paulo (SP) e Brasília (DF), com 3.246 e 2.282 comercializações respectivamente.

Uberlândia (169), Juiz de Fora (113) e Betim (45) também se destacaram no mês, reforçando a interiorização gradual da eletromobilidade no Estado. No acumulado do ano, as cidades mineiras registraram 15,8 mil emplacamentos, cerca de 5 mil a mais na comparação com 2024.

Setor projeta encerrar 2025 com mais de 200 mil emplacamentos de veículos no País

Até o fim do ano, o setor projeta continuar o ritmo acelerado de expansão no Brasil e deve ultrapassar a marca de 200 mil emplacamentos. Somente entre janeiro e agosto deste ano, já foram registrados 126.087 comercializações.

“Confirmando-se o cenário provável, teremos aumento das vendas acima de 20% em 2025 sobre o ano anterior, o que representa um crescimento três vezes mais rápido do que a média do conjunto do mercado automotivo brasileiro”, destaca Bastos.

Dos 20.222 veículos eletrificados leves vendidos em agosto de 2025 no Brasil, 77,5% foram modelos plug-in (BEV e PHEV), enquanto os híbridos sem recarga externa (HEV e HEV Flex) responderam por 22,5%. Dentro do grupo plug-in, os PHEV lideraram as vendas no mês, com 8.057 unidades, equivalentes a 40% do total.

Também em ascensão, os 100% elétricos (BEV) mantiveram alcançaram um novo recorde mensal no País: 7.624 unidades emplacadas, ou 38% do mercado de eletrificados. Frente a agosto do ano passado, quando foram comercializados 5.115 veículos, o segmento registrou expansão de 49%, reforçando a consolidação da tecnologia em território brasileiro.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas