Economia

Veículos zero quilômetro apresentam valorização em janeiro

Por outro lado, os carros usados ou seminovos registraram uma desvalorização de 0,218%, uma queda menos acentuada que a de dezembro (-0,483%)
Veículos zero quilômetro apresentam valorização em janeiro
Foto: Roosevelt Cassio / Reuters

O valor médio dos veículos zero quilômetro em janeiro apresentou uma variação positiva de 0,213 ponto percentual (p.p.) com relação a dezembro de 2024, quando o índice registrou valorização de 0,086%. De acordo com o Índice Webmotors, essa foi a maior valorização mensal dos últimos dois anos.

O CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic, relata um aumento na busca por este tipo de veículos na plataforma, que acaba refletindo na valorização do preço do carro novo. “Esse comportamento logo no primeiro mês do ano indica que parte dos brasileiros está começando a tirar do papel o desejo do carro novo e aponta um 2025 positivo em demanda para a indústria automotiva”, observa.

O estado de Santa Catarina foi o que registrou a maior valorização do carro zero quilômetro no primeiro mês do ano, com alta de 1,523% e variação de 2,101 p.p. frente ao mês anterior. Já o Distrito Federal apresentou a menor valorização (0,227%) e variação de 0,139 p.p. no período.

A pesquisa também avaliou o desempenho dos veículos elétricos zero quilômetro. Conforme os dados divulgados, esse grupo apresentou uma variação negativa de 0,41 p.p. no preço médio na comparação com dezembro do ano passado. Já na comparação com o mesmo mês de 2024, quando o índice observou desvalorização de 0,990%, houve crescimento no preço médio de 0,806 p.p..

Enquanto no caso dos carros híbridos, o indicador apresentou estabilidade, com variação mínima em janeiro de -0,183 p.p. com relação a dezembro e -0,028 p.p. frente a janeiro de 2024.

Diminuição na desvalorização dos veículos usados

O ano começou aquecido também para o mercado de usados e seminovos. Conforme os dados do Índice Webmotors, o preço médio dessa categoria apresentou desvalorização de 0,218% em janeiro deste ano.

Porém, essa queda foi 54,8% inferior se comparada com o recuo observado no mês anterior (-0,483%). Já em relação ao mesmo mês do ano anterior, a variação foi de 0,249 p.p..

Entre os estados brasileiros, Rondônia foi o que registrou a maior valorização de usados em janeiro, com alta de 1,026%, enquanto o Rio Grande do Norte observou a maior desvalorização para a categoria, com variação negativa de 0,884%.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas