Veja as cidades de Minas que mais geraram empregos em 2023

Belo Horizonte, Contagem, Uberaba, Ipatinga e São Joaquim de Bicas são as cinco cidades mineiras que mais geraram vagas de empregos no acumulado dos oito primeiros meses de 2023. Os dados são Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Ao todo, Minas Gerais acumula a abertura de 171.349 vagas de empregos com carteira assinada em 2023. O saldo positivo decorre de 1,803 milhão de contratações e 1,631 desligamentos realizados de janeiro a agosto deste ano.
Belo Horizonte liderou com 31.398 mil vagas, puxadas especialmente pelo setor de serviços, com saldo positivo de 20,1 mil postos. Comércio, construção e indústria também tiveram saldo positivo na capital mineira, enquanto a agropecuária registrou saldo negativo.
A cidade de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) veio na sequência, com 6.980 mil e cenário diferente da Capital: todos os setores responderam com saldos positivos no acumulado do ano. No município, as contratações tiveram como destaque o setor de serviços com saldo positivo de 2,5 mil.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Uberaba, no Triângulo Mineiro, vem em seguida, com um resultado de 4,350 mil vagas de empregos gerados, sendo 2,2 mil de vagas do setor de serviços, e expressivamente 1,1 mil do setor industrial.
Em quarto lugar, figura a cidade de Ipatinga, no Vale do Aço, com saldo positivo de 3,305 mil vagas no acumulado do ano. No município, o destaque ficou com o setor de construção, com a maior geração de postos, sendo ao todo 1,6 mil vagas. Já o setor de comércio teve um saldo negativo de 111 vagas.
Em quinto, a pequena cidade de São Joaquim de Bicas, na Grande BH, com quase 35 mil habitantes, gerou mais empregos que outras grandes cidades do Estado. Localmente, a cidade teve um resultado de 2,8 mil postos de trabalho, sendo puxado por 1,4 mil vagas do setor de serviços, seguida de 1,1 mil do setor industrial. No entanto, o comércio e a agropecuária registraram saldos negativos.
Em Minas, 198 cidades perderam postos de trabalho
Na outra ponta, de acordo com o Caged, que monitora o cenário de contratações e demissões pelas cidades em todo o País, enquanto a maioria dos municípios mineiros registrou saldo positivo, 198 cidades perderam postos de trabalho no Estado. Dentre os municípios, a maior queda de postos de trabalho foi apurada em Janaúba, no Norte de Minas, com saldo negativo de 1,109 postos.
Outras cidades como Paracatu, ao Noroeste do Estado, Santa Bárbara, na região Central e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha registram a perda de 286, 196 e 144 postos respectivamente.
Ouça a rádio de Minas