Caged: veja as cinco cidades que mais geraram emprego em Minas Gerais em outubro
Em um mês de resultado negativo para a geração do emprego com carteira assinada em Minas Gerais, cinco cidades lideraram a abertura de vagas no Estado. Em outubro, Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora e Montes Claros foram na contramão da média estadual e tiveram saldo positivo. Veja abaixo:
- Belo Horizonte: 48.177 admissões, saldo de 341
- Uberlândia: 12.057 admissões, saldo de 841
- Contagem: 12.057 admissões, saldo de 867
- Juiz de Fora: 5.977 admissões, saldo de 21
- Montes Claros: 4.554 admissões, saldo de 15
Em geral, Minas encerrou outubro com redução de 4,8 mil empregos formais, interrompendo a sequência de saldos positivos registrada ao longo de 2025. Ainda segundo o levantamento do Caged, a queda no mês foi impulsionada, principalmente pelos municípios de Rio Paranaíba, que teve uma variação negativa de 1372 empregos – com 2082 demissões frente a 710 contratações – e de São Gotardo, que teve saldo negativo de 798 postos de trabalho. Os dois municípios foram os que tiveram a maior defasagem do Estado.
Para o economista do BDMG Adriano Miglio, outro aspecto que impactou o cenário mineiro foi encerramento de vagas com carteira assinada na Agricultura, em função do fim da colheita de algumas culturas, como do café e do alho.
“Esse é um movimento sazonal do setor. Adicionalmente, tivemos uma retração na indústria e na construção. Neste último caso, em função da conclusão de algumas obras de infraestrutura que estavam em curso no Estado”, afirma.
No entanto, apesar do cenário crítico do mês de outubro, no acumulado do ano, Minas Gerais registra o segundo maior saldo de postos de trabalho com carteira assinada (159,6 mil) no País, atrás apenas de São Paulo (502,6 mil).
Ouça a rádio de Minas