Venda de produtos usados destinados ao lar cresce 30% no primeiro semestre

A venda de produtos usados destinados ao lar aumentou 30% no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2022. Os bens de segunda mão apresentando uma média de aproximadamente 24 transações por minuto. É o que aponta o levantamento da plataforma de marketplace OLX.
Dentre os artigos mais comercializados, estão aqueles relacionados à música e hobbies que estão em clara ascensão, com um crescimento de 80,9% nas inserções de anúncios frente ao primeiro semestre do ano anterior.
Já entre as subcategorias analisadas, o destaque fica para os CDs, DVDs e demais itens deste tipo, com um aumento de quase 127,2% na quantidade de produtos anunciados durante os seis primeiros meses de 2023.
Em seguida aparecem os aquários e acessórios, que aumentaram 126,7%, de acordo com o estudo. Os dados sugerem, portanto, um aumento no interesse por atividades de lazer e entretenimento, enquanto se identifica uma mudança nos padrões de consumo.
Para a diretora-geral de autos, goods e produtos da OLX Brasil, Regina Botter, esses números representam uma mudança de paradigma, onde produtos usados e seminovos ganham uma nova apreciação. “A tendência de ver itens para a casa liderando as vendas nos revela uma busca por criar lares que não apenas abriguem, mas também expressem identidades”, completa.
A pesquisa ainda revela que 75,89% dos vendedores da plataforma de vendas on-line só anunciam seus produtos nessa vertical, sendo que 64,28% deram seus primeiros passos na plataforma.
Na visão de Regina Botter esses dados reforçam que a OLX desempenha um papel crucial não apenas na promoção de produtos, mas também no estímulo de novos empreendedores que escolheram esta via para entrar no universo comercial.
As categorias de bens de consumo tiveram um aumento de 2% em anúncios, em relação ao ano de 2022. Este segmento também representa 43,21% dos consumidores totais do marketplace no primeiro semestre, sendo que mais da metade (51,73%) são novos usuários.
Eletrônicos e celulares se destacam na divisão por categoria
Além dos produtos para casa, que lideram a lista com avanço de 30% do share, outro destaque no recorte por categoria são os eletrônicos e celulares, com crescimento de 28% nas comercializações na plataforma. Os artigos do segmento de moda e beleza vêm em terceiro lugar, com 9% de participação.
De acordo com o levantamento da OLX, o segmento celulares e telefonia lidera o TOP 5 em vendas no primeiro semestre, com 11,5% das comercializações por meio da plataforma. A análise é feita por meio do recorte do desempenho por meio de subcategorias, no comparativo entre o primeiro semestre deste ano com o mesmo período de 2022.
Ouça a rádio de Minas