Economia

Vendas de seminovos em Minas superam expectativas e avançam 11,3% em fevereiro

Média diária de vendas em fevereiro foi 22,4% maior que em janeiro
Vendas de seminovos em Minas superam expectativas e avançam 11,3% em fevereiro
Levantamento da Fenauto também mostrou que os veículos Volkswagen Gol lideraram entre as preferências dos usuários em Minas, com 9.450 unidades negociadas | Crédito: Reprodução Adobe Stock

Com 162.007 transações, o mercado de veículos seminovos registrou crescimento expressivo de 11,3% em Minas Gerais em fevereiro. O resultado, superior ao observado em janeiro, superou as projeções do setor, que já vislumbra um novo recorde para este ano, conforme aponta o recente levantamento divulgado pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).

No acumulado de 2025, foram negociadas 307.589 unidades no Estado: uma alta de 5,8% em comparação aos 290.646 veículos vendidos no primeiro bimestre do ano passado. Também em crescimento, a média diária de vendas avançou 22,4%, saindo de 6,6 mil unidades comercializadas em janeiro para 8,1 mil em fevereiro.

De acordo com o presidente da Associação dos Revendedores de Veículos do Estado de Minas Gerais (Assovemg), Glenio Junior, desde 2024, as comercializações do setor, bem como os estoques das lojas, seguem em franco crescimento. “É um mercado crescente, que se destaca pelo custo-benefício, o que atrai cada vez mais pessoas”, destaca.

Dentre os fatores que impulsionam o mercado neste ano, o dirigente cita uma maior flexibilidade dos bancos para aprovação de crédito, o que tem facilitado o acesso a financiamentos para os consumidores. Além disso, observa-se uma adesão crescente ao número de consórcios, que se mostra como uma alternativa mais acessível em comparação com financiamentos tradicionais.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O levantamento também mostrou que os veículos Volkswagen Gol lideraram entre as preferências dos usuários em Minas Gerais, com 9.450 unidades negociadas. Em seguida, Fiat Palio (6.509) e o Fiat Uno (6.381) completam a lista.

No período, Belo Horizonte registrou 41.996 transações, um crescimento de 10,1% sobre o mês anterior, quando foram registrados 38.147 veículos vendidos. A média de vendas diárias na cidade foi de 2.100 unidades: 21,1% a mais que o negociado em janeiro.

Além da capital mineira e entorno, as regiões do Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Vale do Aço também se destacaram e demonstram fôlego para avançar ao longo do ano. “São regiões pujantes na indústria, no agronegócio, com PIB em crescimento e tudo isso contribui para o aumento de aquisições, incluindo de veículos seminovos”, pontua o dirigente.

Os bons resultados em vendas em diferentes regiões do Estado consolidam Minas Gerais como o segundo maior mercado de veículos seminovos do Brasil. “Cada vez mais nos consolidamos em segundo, atrás apenas de São Paulo e nos distanciamos do terceiro colocado, que é o Rio de Janeiro”, acrescenta.

A partir do desempenho robusto no início deste ano, a expectativa da entidade é de superar novamente o recorde alcançado em 2024 e registrar cerca de 1,85 milhão de vendas até dezembro em território mineiro. “Os seminovos estão ganhando cada vez mais espaço. Estamos bem confiantes com aumento nas vendas e acreditamos que vá continuar de forma robusta, consistente ao longo do ano”, finaliza.

Renave e laudo cautelar obrigatórios incrementam segurança do setor

Desde 1º de outubro do ano passado, o Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave) começou a registrar seminovos e usados no estado de São Paulo e deve ser aplicado em breve em Minas Gerais. Além de agilizar a transferência dos veículos a partir da digitalização, a ferramenta é a principal aposta do setor no combate a golpes e fraudes, tornando obrigatória a documentação de informações, como compra e venda, bem como entrada e saída de veículos nas concessionárias.

Além disso, o Projeto de Lei (PL) 2.205/24, que obriga empresas, lojas e concessionárias a emitirem laudo de vistoria cautelar ao comercializarem veículos seminovos ou usados, está em tramitação em 1º turno na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Em dezembro do ano passado, o projeto, de autoria do deputado Alencar da Silveira Junior (PDT), recebeu devolutivas favoráveis e aguarda parecer da Comissão de Desenvolvimento Econômico para votação em 1º turno, no Plenário.

Para Glenio Junior, ambas as medidas são fundamentais tornam a compra mais segura, levando cada vez mais transparência para o cliente final. A partir dos documentos, ele acredita que será possível padronizar verificações, como de danos estruturais, alienações e multas em atraso, adicionando uma camada extra de segurança na compra de seminovos e usados. “Até no meio do ano, acreditamos que o Renave esteja pronto para ser aplicado em Minas Gerais, permitindo vistorias mais seguras, além de trazer mais arrecadação para o Estado”, conclui.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas