Economia

Venda de veículos usados no Estado recua em 2022

Venda de veículos usados no Estado recua em 2022
Crédito: REUTERS/Paulo Whitaker

Em Minas Gerais, as vendas de veículos seminovos e usados registraram queda de 11,1% em 2022, se comparadas com 2021. Mesmo com a retração, as negociações superaram 1,858 milhão de veículos. A redução das vendas já era esperada e teve vários fatores contribuindo como a instabilidade econômica, alta dos juros e da inflação, o cenário político com as eleições para presidente da República e a maior cautela dos consumidores. Os dados são da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).

Apesar do resultado negativo no ano, em dezembro, foi registrada uma alta expressiva na comercialização dos veículos frente a novembro, de 18,8%, somando 152.025 veículos usados e seminovos vendidos no Estado. No confronto com igual mês de 2021, a alta ficou em 2,9%.

A reação do mercado no último mês do ano também foi observada em nível nacional. Os dados da Fenauto mostram um aumento de 19,2% em relação a novembro e de 9,5% na comparação com igual mês de 2021.

Com o resultado mensal, em 2022, as vendas de veículos seminovos e usados alcançaram a marca de 13.297.958 unidades no Brasil. Apesar de 12% menores que em 2021, as negociações ficaram  dentro das expectativas divulgadas pela Fenauto. O presidente da entidade, Enilson Sales, disse, em nota, estar satisfeito com o desempenho do setor.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Nossa previsão era a de que o ano terminasse com um total entre 13 e 13,5 milhões de unidades comercializadas, o que se confirmou. Apesar do total ser um pouco menor do que o realizado em 2021, consideramos o resultado bom por conta das incertezas e instabilidades que a economia sofreu com a Guerra na Ucrânia, o aumento dos juros, uma maior restrição ao crédito e ao cenário político nas eleições presidenciais. Agora, com as primeiras ações do novo governo, em 2023, esperamos que a economia volte a se equilibrar e, com isso, o mercado de veículos seminovos e usados continue a apresentar resultados positivos”, disse.

O presidente da Associação de Revendedores do Estado de Minas Gerais (Assovemg), Glenio Junior, explica que, assim como no Brasil, para o Estado também já eram esperadas vendas menores em 2022. 

“Já era esperada uma desaceleração nas vendas em 2022, frente a 2021, devido à inflação e os juros altos. Além disso, outro fator que prejudicou bastante foram as questões políticas com a eleição para presidente, que trouxe incertezas e fez com que os consumidores adiassem as compras. Passado este período, tivemos uma retomada das compras em dezembro e ainda deve refletir em janeiro”.

Em relação a 2023, o desempenho das vendas de usados e seminovos em Minas Gerais dependerá dos rumos da economia. 

“O ano atual vai ser muito desafiador. Não tem como fazer previsão  de como a comercialização dos usados e seminovos irá se comportar. Mas, o desempenho vai depender muito de como a economia do atual governo vai se comportar ao longo do ano, se ele conseguirá baixar a inflação e os juros. Dinheiro para financiar tem e o mercado está com apetite e bem preparado para crescer. A maior incógnita será o comportamento da economia”.

Categorias

Entre as categorias, a de veículos seminovos (0 a 3 anos), em Minas Gerais, registrou alta de 15,1% em dezembro frente a novembro e de 12,2% na comparação com igual mês de 2021. Ao todo, foram  20.698 unidades vendidas no Estado. No ano, a comercialização cresceu 14,2% e somou 275.494 veículos. 

“A surpresa de 2022, entre as categorias, foram os modelos de carro de 0 até 3 anos, que apresentou alta de 14,2%, o que foi bem significativo. Isso foi reflexo da baixa oferta de veículos zero,o que tornou a procura pelo semino muito grande”, explicou o presidente da Assovemg, Glenio Junior.

A comercialização de automóveis de quatro a oito anos subiu 17,9%% frente a novembro, com a venda de 32.243 unidades. No acumulado do ano, período em que já foram vendidas 358.746 unidades, o resultado ficou 23,8% menor se comparado com o ano anterior.

Os carros com idade entre nove e 12 anos apresentaram alta nas vendas de 19,01% em dezembro, frente a novembro, somando 36.457 veículos usados comercializados. No acumulado do ano, as vendas encerram em 383.146 unidades, 16,8% a menos.

Na categoria de carros acima de 13 anos foram vendidos 62.627 automóveis, representando uma elevação de 20,4% quando comparada com novembro. No acumulado do ano, as vendas somaram 634.476 unidades e  ficaram 7,5% menores que no ano anterior. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas