Vendas de eletrificados avançam 83% em Minas e mercado deve bater recorde em 2026
O ano de 2026 começou em ritmo acelerado para o mercado de veículos elétricos e híbridos em Minas Gerais. Em janeiro, o Estado totalizou 1.725 emplacamentos, um avanço de 83% frente ao registrado no primeiro mês de 2025, segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Com os avanços, o território mineiro ocupa a quarta posição no ranking nacional, concentrando 7,2% de market share, atrás apenas de São Paulo (29,8%), Distrito Federal (8,2%) e Rio de Janeiro (7,3%). O desempenho é impulsionado especialmente pelas vendas em Belo Horizonte, que detém 60% do mercado estadual e já é a terceira cidade do País que mais adota a tecnologia.
Em janeiro, a capital mineira emplacou 1.037 unidades de veículos elétricos e híbridos, quase o dobro do total comercializado no mesmo período do ano anterior. Além da Capital, Uberlândia, e Juiz de Fora formam o top 3 no Estado, refletindo a expansão do segmento para além do eixo metropolitano.
O diretor de Leves da ABVE, Thiago Sugahara, pontua que a venda de eletrificados vem crescendo ano após ano de forma consistente e hoje corresponde por cerca de 9% do mercado de veículos no País. “A cada dois anos, o mercado de eletrificados dobra de tamanho e os números confirmam isso. Começamos 2026 com crescimento expressivo no Brasil e em Minas Gerais, e alcançamos quase 15% do market share total no País no mês”, destaca
Apesar destaque nacional de Belo Horizonte em vendas, o mesmo não acontece com relação à infraestrutura de recarga. Atualmente, a cidade ocupa apenas a 9ª colocação no quesito, atrás de capitais como Salvador, Fortaleza e Goiânia.
Segundo Sugahara, a tendência é que a infraestrutura acompanhe a demanda. “À medida que os veículos eletrificados se popularizam, o mercado se expande e a rede de recarga cresce junto”, prevê.
No primeiro momento, ele explica que a oferta de carregadores deve se concentrar em pontos urbanos, como shoppings. Na sequência, o próximo passo previsto é a instalação de equipamentos ao longo das rodovias, especialmente carregadores rápidos. “Com isso, será possível atender proprietários que precisam de uma solução mais robusta e de recarga rápida durante viagens”, acrescenta.
Mercado projeta recorde: vendas devem bater 280 mil unidades até o fim do ano
Até o fim do ano, as expectativas são otimistas e o setor deve bater recorde de vendas, tanto no Brasil, quanto em Minas Gerais. A expectativa, segundo dirigente, é de crescimento de 25% no País na comparação com 2025, totalizando 280 mil emplacamentos.
“O movimento é robusto e vem se consolidando ano após ano. A expectativa é de que Minas Gerais acompanhe a evolução do mercado nacional, com avanço consistente no emplacamento de veículos eletrificados”, finaliza Sugahara.
No mercado brasileiro, as vendas totalizaram 23,7 mil unidades em janeiro. Na comparação com janeiro de 2025 (12,5 mil), houve um crescimento de 88%.
No período, os veículos elétricos plug-in, que englobam modelos 100% elétricos (BEV) e os híbridos plug-in (PHEV), seguem como protagonistas. Juntas, as tecnologias responderam por mais de 70% dos emplacamentos de eletrificados em janeiro.
Estados que mais venderam eletrificados em janeiro
1º – São Paulo: 7.067 (29,8%)
2º – Distrito Federal: 1.951 (8,2%)
3º – Rio de Janeiro: 1.734 (7,3%)
4º – Minas Gerais: 1.725 (7,3%)
5º – Paraná: 1.558 (6,6%)
Cidades que mais venderam eletrificados em janeiro
1º – São Paulo: 2.866 (12,1%)
2º – Brasília: 1.951 (8,2%)
3º – Belo Horizonte: 1.037 (4,4%)
4º – Rio de Janeiro: 1.013 (4,3%)
5º – Curitiba: 757 (3,2%)
Ouça a rádio de Minas