Venda de veículos novos no Brasil cresce em julho com antecipação de compras

Os licenciamentos de carros e comerciais leves cresceram no Brasil em julho ante o mesmo período do ano passado e ante junho, impulsionados por redução na carga tributária que entrou em vigor no início do mês passado, anunciou a associação de concessionários, Fenabrave, nesta segunda-feira.
As vendas de carros e comerciais leves em julho somaram 229,95 mil unidades, um crescimento de 13,75% ante o mês anterior e avanço de 1,18% na relação anual.
Leia também: Vendas de veículos com motores 1.0 crescem 11,35% em julho
O programa Carro Sustentável lançado pelo governo federal em julho reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), algo que o presidente da Fenabrave afirmou que contribuiu para a alta das vendas.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“A nova política de IPI para automóveis impactou os preços dos veículos de entrada, o que estimulou a demanda já no mês da sua implementação e deve refletir nos emplacamentos do restante do ano, fazendo com que o setor mantenha o crescimento estimado pela Fenabrave, de 5%”, disse Arcelio Junior em comunicado à imprensa.
Incluindo ônibus e máquinas agrícolas, as vendas de novos em julho somaram 243,2 mil veículos, crescimento de 14,25% ante junho e alta de 0,8% ante o mesmo mês de 2024, segundo os dados da entidade.
(Conteúdo distribuído por Reuters)
Ouça a rádio de Minas