Economia

Vendas de veículos seminovos e usados disparam em Minas Gerais

Queda nos juros e disparidade de preços com os modelos zero quilômetro impulsionaram o segmento em 2023
Vendas de veículos seminovos e usados disparam em Minas Gerais
Vendas de usados e seminovos em Minas somaram 1,8 milhão de unidades no ano passado, o que representa um incremento de 11% | Crédito: Alessandro Carvalho

As baixas da Selic e a disparidade de preço frente ao zero quilômetro foram determinantes para o crescimento do mercado de veículos seminovos e usados em 2023, segundo o presidente da Associação dos Revendedores de Veículos do Estado de Minas Gerais (Assovemg), Glenio Junior. No Brasil, 14,5 milhões de unidades foram vendidas no ano, a segunda maior marca da história. Em Minas Gerais foram 1,8 milhão e uma alta significativa de 11% em relação a 2022. 

De acordo com o executivo, a aceleração das vendas no exercício passado já era esperada, justamente pelo estímulo desses dois fatores. Ele afirma que o ciclo de redução da taxa básica de juros, com quatro cortes de meio ponto percentual desde agosto, foi o principal motivador. Mas destaca que o mercado de veículos novos afetou indiretamente, de maneira positiva, o resultado. 

Glenio Junior explica que a distância de valores dos automóveis seminovos e usados em comparação aos novos continuou crescendo nos últimos 12 meses, o que fez diversos consumidores optarem pelo primeiro mercado, afetando, inclusive, as vendas do segundo. Conforme ele, os preços de seminovos e usados chegaram a cair em torno de 12% a 15% em 2023, dependendo do modelo e ano, enquanto o zero quilômetro subiu, em média, de 7% a 10%.  

O dirigente ainda realça que outros dois fatores impulsionaram as negociações no ano passado. “O volume de financiamentos em 2023 foi bem maior do que em 2022 e ajudou muito. Em Minas, por exemplo, teve meses em que 60% dos veículos seminovos e usados comprados tiveram algum tipo de financiamento”, disse. “Algo que cresceu bastante e incrementou também foram as compras por meio de cartas de consórcio, que ficaram muito atrativas”, completou. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Vendas em dezembro também crescem em Minas Gerais

Apenas em dezembro de 2023, a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) aponta que 167,5 mil veículos seminovos e usados foram comercializados em Minas Gerais. Com esse volume, o mercado mineiro registrou crescimentos de 10,2% na comparação com o mesmo período de 2022 e 11% no confronto com novembro. 

Entre os estados da região Sudeste do País, Minas Gerais foi o segundo com o maior volume de vendas, atrás somente de São Paulo, com 403,7 mil unidades vendidas. Rio de Janeiro e Espírito Santo registraram 79,6 mil e 30,1 mil comercializações de seminovos e usados no último mês do ano passado, respectivamente. Nacionalmente, foram 1,38 milhões de negociações no período.

A Fiat Strada, que se destacou no mercado de zero quilômetro no exercício anterior, também ficou em evidência no caso dos seminovos e usados. Em dezembro, o modelo fabricado pela montadora Fiat, com fábrica na cidade de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foi o comercial leve mais negociado nas revendas mineiras, alcançando 5,2 mil vendas.

Na categoria auto, com 11.024 veículos comercializados, o Gol, da Volkswagen, carro de maior sucesso na história do setor automotivo brasileiro e que não é fabricado pela montadora desde dezembro de 2022, foi o modelo que liderou as vendas no Estado. Já entre as motos, a CG 150, da Honda, teve o maior número de comercializações de seminovos e usados, com 1.874 unidades. 

Boas expectativas para o mercado de veículos seminovos e usados em 2024

Se o ano passado foi satisfatório, este ano tende a ser ainda melhor para o mercado de seminovos e usados. Pelo menos é o que espera o presidente da Assovemg. O otimismo do executivo é graças à possibilidade da Selic terminar 2024 a 9%, além da expectativa de que a inflação desacelere, o dólar siga equilibrado frente ao real e a aprovação do Marco Legal das Garantias, que facilitará a tomada de veículos com financiamento em atraso sem a autorização da Justiça.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas