Venda de veículos usados tem alta de 4,7% no 1º semestre em Minas Gerais

O setor de veículos seminovos e usados em Minas Gerais vive um momento positivo. Segundo o último relatório publicado pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), de janeiro a junho deste ano foram comercializados mais de 925 mil automóveis no Estado, um crescimento de 4,7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 884 mil veículos foram vendidos.
Só no mês de junho, foram 158,7 mil unidades comercializadas, uma elevação de 4,9% em comparação com o mesmo período de 2023, e alta de 1,3% em relação ao mês de maio. A média por dia útil chegou a 7,9 mil carros, 9,5% a mais que o mês anterior.
Os motivos para esse desempenho, segundo o diretor executivo da Associação dos Revendedores de Veículos do Estado de Minas Gerais (Assovemg), Tedmárcio Mello, estão relacionados ao mercado mais aquecido de um modo geral, ao preço mais acessível dos veículos quando comparado com os novos e a melhores condições de financiamento.
“A taxa de desemprego caiu, a distância para o carro zero aumentou, e temos, hoje, facilidade no financiamento com taxas de juros mais baixas oferecidas pelos bancos”, avaliou Mello.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O mercado de automóveis é responsável por 58,16% da fatia do mercado, seguido pelo de moto (25,9%) e depois pelos veículos comerciais leves (11,86%). Veículos comerciais pesados e outros tomam conta do restante do mercado.
Veja os veículos usados mais vendidos
Na capital Belo Horizonte, foram 42 mil automóveis vendidos, representando um aumento de 2,7%, em relação ao mesmo período do ano passado, que contabilizou 40,8 mil transações. No acumulado do ano, a alta chegou a 9,3%. Foram 258,7 mil carros nos seis primeiros meses de 2024 contra 236,7 mil no mesmo período de 2023. A média por dia útil também aumentou 2,2% em comparação ao mês anterior, com 2,1 mil carros comercializados
Entre os modelos mais vendidos no mês de junho, o Gol da Volkswagem foi o que mais agradou os mineiros. Veja a lista completa dos preferidos em Minas e as unidades vendidas de cada modelo:
- Gol (9,5 mil unidades comercializadas no sexto mês do ano);
- Fiat Uno (6,7 mil unidades vendidas)
- Fiat Palio (6,6 mil)
Em Belo Horizonte, o Gol também liderou com 1,79 mil unidades comercializadas, seguido pelo Palio com 1,7 mil e o Fiat Uno, com 1,48 mil veículos.
Tendência é de crescimento também no 2º semestre
De acordo com o diretor executivo da Assovemg, Tedmárcio Mello, historicamente, o segundo semestre é melhor em função dos lançamentos das montadoras. Dessa forma, ele espera uma continuidade de crescimento nos próximos meses, com aumento expressivo no fim do ano.
“A partir de agora as montadoras já lançam os modelos 2025. Então, há uma renovação que favorece os seminovos e usados”, diz Mello.
Para manter o desempenho, Tedmárcio Mello comenta que as empresas procuram melhorar a avaliação do cliente na troca e fornecer laudos que garantem segurança. “Normalmente, o consumidor procura o carro zero pela segurança. A gente, então, procura fornecer laudos atestando a procedência, originalidade da cronometragem do carro e ausência de problemas estruturais”, diz.
Desempenho nacional é ainda maior
Em todos o País, durante o primeiro semestre de 2024, mais de 7 milhões de unidades foram vendidas (7,34 milhões), representando um crescimento de 7,2%, em comparação ao primeiro semestre de 2023. Só em junho, o aumento chegou a 7,3% em relação a maio, além de ser 10,2% superior ao mesmo mês do ano anterior.
No Brasil, a preferência é também pelo Gol da Volkswagem, sendo vendidos mais de 62 mil em junho, seguido pelo Fiat Uno (34,2 mil) e pelo Fiat Palio (33,2 mil).
Ouça a rádio de Minas