Economia

Vendas de aços planos têm queda expressiva em novembro

Para o último mês do ano, a expectativa também é de baixa no confronto mensal, tanto em vendas quanto em compras
Vendas de aços planos têm queda expressiva em novembro
Crédito: Divulgação

O mês de novembro foi desfavorável ao mercado brasileiro de distribuição de aços planos. No período, foram 290,6 mil toneladas vendidas, queda de 6,3% na comparação com outubro (310 mil toneladas). Em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando foram negociadas 282,2 mil toneladas, houve alta de 3%. 

Conforme os dados divulgados na manhã desta terça-feira pelo Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda), no mês passado foram compradas 284 mil toneladas de aços planos, volume 10,3% inferior ao de outubro (316,5 mil toneladas). Já se comparado a novembro do ano passado, quando foram obtidas 283,2 mil toneladas, foi registrado aumento de 0,3%.

As importações do setor também recuaram. O volume total importado no mês passado foi de 156,7 mil toneladas contra 177,9 mil em outubro, queda de 12%. Na comparação com novembro de 2021, quando foram importados 241,5 mil toneladas, o recuo foi ainda maior, de 35,1%.

Os estoques dos distribuidores fecharam o mês com 831,3 mil toneladas, queda de 0,8% em relação ao mês anterior, quando o montante foi de 837,9 mil toneladas. O giro de estoque encerrou em 2,9 meses.

Para o último mês do ano, a expectativa é de queda de 20% em relação a novembro, tanto em vendas quanto em compras. Segundo o presidente-executivo da entidade que representa os distribuidores do material, Carlos Loureiro, se confirmada a projeção, o setor deve encerrar o ano com crescimento de 3% a 3,5% em comercializações e um pouco superior a esse percentual em aquisições. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas