Vendas de combustíveis subiram 6,2% em Minas Gerais

As vendas de combustíveis subiram 6,2% em Minas Gerais de janeiro a novembro de 2024 na comparação com o mesmo período de 2023. Mais uma vez, o etanol hidratado puxou as vendas ao crescer 38% no período, bem acima dos demais produtos. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
No total, foram 15,97 milhões de metros cúbicos (m³) de combustíveis comercializados no ano de 2024 no Estado, sendo 14,43% (2,3 milhões de m³) de etanol. De acordo com o levantamento da ANP, as distribuidoras mineiras também venderam volumes maiores de outros produtos.
O óleo diesel vendeu 4,4% a mais no acumulado de 2024 até novembro, em relação ao mesmo período do ano anterior. O gás liquefeito de petróleo (GLP) vendeu 4,8% a mais no acumulado do ano passado que no mesmo período de 2023.
Novamente, apenas a gasolina comum registrou queda nas comercializações no período. Foram 4,13 milhões de metros cúbicos (m³) negociados ao longo do ano passado, uma redução de 5,5% em relação aos cerca de 4,37 milhões de m³ negociados entre janeiro e novembro de 2023.
Análise do mercado
Para o professor de Ciências Contábeis e diretor da unidade Floresta da Estácio, Alisson Batista, o crescimento no consumo do etanol e queda nas vendas da gasolina é um reflexo dos preços praticados entre os dois combustíveis. Ele aponta que caso ocorram novas altas no preço do combustível fóssil nos próximos meses, o consumo do biocombustível continuará em alta.
“O etanol, apesar de ter menor desempenho por litro, é mais acessível. Então acaba que, às vezes, motoristas de aplicativo, taxistas ou pessoas que utilizam um veículo para trabalhar, que fazem constantemente abastecimentos, vão optar pelo combustível mais barato”, disse.
Somente em novembro, as vendas totais de combustíveis no Estado somaram 1,43 milhões de m³, uma alta de 1,9% ante os 1,40 milhões vendidos em novembro de 2023. Entretanto, com relação ao mês de outubro, as vendas tiveram queda de 7,6%.
Todos os combustíveis venderam menos em novembro frente a outubro de 2024. As vendas de óleo diesel recuaram 11,4%. A comercialização da gasolina comum e do etanol recuou, respectivamente, 5% e 5,7% na mesma base de comparação. O GLP vendeu 1,3% menos em novembro do que em outubro.
Ouça a rádio de Minas