Inda estima crescimento de 10% do setor no próximo exercício

As vendas de aços planos no mercado brasileiro devem fechar 2018 com alta de 6,5% e as compras com aumento de 7% frente a 2017. O setor de máquinas agrícolas e a indústria automotiva puxaram a evolução. Para 2019, a projeção do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda) é de crescimento de 10%, nas compras e nas vendas, sobre este ano.
“O crescimento (tanto nas compras quanto nas vendas) foi puxado principalmente pelas máquinas agrícolas, que têm relevância para nosso setor, e pela indústria automotiva. Estimamos que, se a economia nacional crescer em torno dos 2,8% projetados pelo mercado para 2019, as vendas e as compras de planos devem aumentar 10% no ano que vem”, afirmou o presidente do Inda, Carlos Loureiro.
Preços – Sobre os preços dos aços planos para a rede de distribuição, Loureiro explicou que não são esperados novos aumentos significativos para este ano e nem até o primeiro trimestre de 2019. Contudo, segundo ele, o aço plano para o segmento automotivo ainda deve sofrer um reajuste até o final deste exercício.
“Como o dólar está estabilizado e o preço do aço plano no mercado externo também, não devemos ter novos aumentos de preço pelas usinas neste ano e nem até o primeiro trimestre de 2019. Porém, algumas usinas já sinalizaram com uma evolução entre 22% e 25% para aços distribuídos para o setor automotivo, que não teve aumentos em 2018”, detalhou Loureiro.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Somente em novembro, a venda de aços planos pela rede de distribuição somaram 262,1 mil toneladas, contra 268,5 mil toneladas em outubro, baixa de 2,4%. Sobre o mesmo mês do ano passado, quando foram vendidas 254,4 mil toneladas, por outro lado, houve aumento de 3%, conforme os dados do Inda.
A compra de aços planos pela rede de distribuição caiu 5,2% em novembro, ante outubro, chegando ao volume total de 270,3 mil toneladas. Em relação às compras de idêntico mês de 2017 (276 mil toneladas), a redução foi de 2,1%. Para dezembro, o Inda projeta nova queda, de aproximadamente 12%, tanto para as compras quanto para as vendas.
Os estoques de novembro tiveram aumento de 0,9% em relação ao mês anterior e atingiram o volume de 931,1 mil toneladas. O giro dos estoques também registrou crescimento, fechando novembro em 3,6 meses.
As importações de aços planos encerraram novembro com um salto de 84% em relação ao mês anterior, com a entrada de 89,8 mil toneladas do produto no mercado nacional. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior (89,4 mil toneladas), o aumento foi mais leve, de 0,4%.
Ouça a rádio de Minas