Vendas de seminovos e usados recuam em outubro com juros mais caros

As vendas de veículos seminovos e usados registraram queda de 19,1% em outubro em Minas Gerais frente a igual mês de 2020, fechando em 137.151 unidades negociadas. Apesar do desabastecimento de insumos enfrentado pelas montadoras, o que tem limitado a oferta de novos veículos no mercado, a alta na inflação e a pouca oferta de usados acabaram puxando as vendas do setor para baixo.
Apesar do recuo, de janeiro a outubro a comercialização de seminovos e usados no Estado segue positiva, com alta de 20,7% sobre igual intervalo de 2020, com 1,573 milhão de unidades vendidas. Os dados foram divulgados pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Conforme a federação, no Brasil, no ano, houve aumento de 29,8%, alcançando 12,7 milhões de unidades vendidas.
O presidente da Associação dos Revendedores de Veículos no Estado de Minas Gerais (Assovemg), Glenio Leonardo de Oliveira Júnior, explica que a redução nas vendas do último mês é justificada, entre outros, pelo aumento da taxa básica de juros.
“A taxa Selic no patamar de 7,75%, além da alta da inflação e o poder de compra do consumidor caindo cada vez mais. Além disso, questões como a alta do combustível quase que semanal também têm desestimulado a aquisição de veículos e, por último, a demanda está muito elevada e a oferta, principalmente para os carros populares e de baixo custo, está ficando cada vez mais escassa”, esclarece.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Mesmo com esses dificultadores, o setor vem recuperando as perdas geradas pela pandemia da Covid-19. Fatores como a falta de veículos zero quilômetro para compra, dificuldades de locação e a piora dos serviços de transporte por aplicativos têm estimulado a demanda pelos usados e seminovos.
“Em outubro, tivemos uma queda de 14,9% em comparação a setembro. Mas, apesar disso, a fabricação dos veículos novos ainda sofre com a falta de insumos e com o valor de mercado muito alto, o que mesmo para muitos consumidores inviabiliza a compra”, avalia o presidente da Assovemg.
Mais procurados
Entre os modelos mais procurados pelos consumidores estão Gol (Volkswagen), Uno e Palio, ambos da Fiat.
“Esses veículos são de menor custo tanto para compra quanto para manutenção mecânica e gasto com combustível. Agora, vale a pena pesquisar, olhar as condições do veículo e de pagamento”, orienta Glenio Júnior.
Ouça a rádio de Minas