Economia

Vendas de veículos novos crescem em Minas Gerais

Incremento foi de 8,76% em relação a agosto e de 4,69% na comparação com igual mês do ano anterior; no acumulado de 2024, a expansão é de 2,96%, segundo o Sincodiv-MG
Vendas de veículos novos crescem em Minas Gerais
Foto: Roosevelt Cassio / Reuters

As vendas de veículos novos cresceram em Minas Gerais no mês de setembro. Foram 64,3 mil emplacamentos, um aumento de 8,76% em relação a agosto e de 4,69% em comparação com o mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano, a alta é de 2,96%, com 475,6 mil emplacamentos, segundo o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Minas Gerais (Sincodiv-MG), com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

A categoria de carros leves e comerciais reduziu a participação na comercialização durante o ano, passando de 74,44% para 71,86%, e foi a única a registrar queda no acumulado deste ano. Enquanto em 2023, 343,8 mil automóveis foram emplacados, de janeiro a setembro deste ano foram 341,7 mil unidades nesta categoria.

Porém, quando analisado somente o mês de setembro, o cenário é outro. As vendas de veículos e comerciais leves em Minas Gerais registraram alta de 3,19% em comparação com setembro do ano passado. E frente ao mês anterior (agosto), o aumento foi ainda maior, de 13,89%.

Como já é característico do mercado de Minas Gerais, na categoria de automóveis e comerciais leves, das 49,4 mil unidades vendidas no mês de setembro, 35,3 mil foram licenciamentos de vendas diretas para locadoras, ou seja, 72% dos carros licenciados.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Para o diretor executivo do Sincodiv-MG, Carlos Barreto, o ano tem sido positivo para as vendas de veículos novos em Minas Gerais. Ele aponta que o mercado estadual continua estável, com tendência ao crescimento. A expectativa do setor é que 2024 seja melhor que o ano anterior e a comercialização de novos automóveis cresça 15% no fechamento do exercício.

Barreto afirma que o setor esperava uma redução maior da taxa básica de juros (Selic) para aumentar as vendas de veículos em Minas, mas mesmo com a taxa em patamar restritivo, o desempenho é positivo pela oferta de crédito no setor bancário.

“Realmente aumentou a oferta de crédito. Havia expectativa que o juro baixasse, continuou alto, mas assim mesmo continuamos tendo uma boa demanda em termos de financiamento”, disse.

“Não dependemos muito da taxa de juros, dependemos mais da oferta dos bancos. Quando os bancos retraem, realmente a venda cai. Quando os bancos aprovam o contrato, a venda tende a seguir em frente”, completa.

Vendas de veículos pesados e motocicletas

Enquanto 12,5 mil caminhões foram vendidos de janeiro a setembro de 2023, este ano, em igual período, foram 15,1 mil unidades, uma alta de 20,5%. Na comparação apenas com o mesmo mês do ano passado, o crescimento foi maior, de 23,9%. Entretanto, em setembro de 2024 foram 343 caminhões vendidos a menos que em agosto, uma queda de 17,08%.

A venda de motocicletas novas também subiu no nono mês do ano, com acréscimo de 9,34% em relação ao mesmo período de 2023. No acumulado do ano a alta foi 13,25%. Em relação a agosto, as vendas de motocicletas registraram queda de 2,3%, quando foram vendidas 11,4 mil unidades em setembro, ante das 11,7 mil do mês anterior.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas