Economia

Vendas de veículos crescem 2,6% em Minas Gerais; Fiat lidera

Entre os segmentos, o de automóveis e comerciais leves fechou setembro com 47.951 unidades vendidas
Vendas de veículos crescem 2,6% em Minas Gerais; Fiat lidera
Crédito: Adobe Stock

Minas Gerais registrou, em setembro deste ano, 61.472 emplacamentos, volume 2,6% superior ao de agosto, quando foram emplacados 59.918 veículos. Em relação ao mesmo período de 2022 (61.198), as vendas avançaram 0,5%. Com parte da produção no Estado, a Fiat, marca do grupo Stellantis, liderou as negociações no Brasil e encerrou o mês com 23,1% de market share

Os dados foram divulgados nessa terça-feira (3) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). De acordo com o diretor-executivo da entidade em Minas Gerais, Carlos Barreto, as vendas de veículos novos no Estado se estabilizaram nesse patamar. 

“O crédito continua caro e seletivo. Isso não está nos ajudando. Existe todo um esforço por parte das montadoras e dos próprios funcionários, mas o mercado segue aquém do que pretendíamos”, disse. “Esperamos que esse mês (outubro) seja um pouco melhor. Então não consideramos que o cenário está completamente negativo, porém não está como esperávamos”, explicou.

Conforme ele, o pacote de incentivos do governo federal, que durou cerca de um mês, entre junho e julho, foi favorável para a categoria. Entretanto, os números já voltaram ao “normal”. Barreto enfatiza que o setor agora aguarda por medidas mais permanentes, que possam ajudá-los de forma definitiva e, caso não tenha até o fim do ano, Minas Gerais deve encerrar 2023 com estabilidade. 

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Enquanto novas iniciativas não são tomadas, os dados da Fenabrave mostram uma alta de 2,2% nas negociações dos primeiros nove meses do corrente ano frente ao que foi comercializado em período idêntico do exercício passado. Foram 461.945 emplacamentos contra 451.827. 

Negociações de automóveis e comerciais leves avançam e de veículos pesados caem

Entre os segmentos, o de automóveis e comerciais leves fechou setembro com 47.951 unidades vendidas, o que indica avanços de 4,1% em relação a agosto (46.074) e 1,2% frente ao nono mês do ano anterior (47.365). Com esse resultado, a categoria alcançou 343.859 emplacamentos em 2023, montante que é 1% menor que o registrado nos primeiros nove meses de 2022 (347.003).

Enquanto isso, o grupo de veículos pesados – ônibus e caminhões – segue em queda. A categoria emplacou 1.343 unidades em setembro, o que representa recuos de 6,3% no confronto com agosto (1.433) e 37,9% sobre o mesmo mês de 2022 (2.161). Em 2023, foram 12.574 emplacamentos, uma redução de 21,5% frente aos primeiros nove meses do exercício passado (16.014).

Com relação às motos novas, em setembro, foram 10.598 unidades vendidas, um leve decréscimo de 0,3% no comparativo com agosto (10.628), no entanto, uma alta de 4,8% na comparação com o mesmo mês do ano passado (10.116). Sendo assim, a categoria chegou a 91.683 emplacamentos neste ano, volume 18,4% superior às vendas apuradas na mesma época do ano anterior (77.413).

Com produção em Minas Gerais, Fiat mantém liderança de mercado

A Fiat manteve a liderança no mercado de vendas de veículos novos no Brasil, encerrando setembro com 23% de market share e 43.234 veículos emplacados, 13.404 unidades a mais do que a segunda colocada Volkswagen (29.651). Desde janeiro de 2021, a marca do grupo franco-ítalo-americano Stellantis, com planta industrial na cidade de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), ocupa essa posição de destaque nacionalmente.

Esse foi o melhor mês de 2023 para a Fiat no segmento de comerciais leves. A marca emplacou 19.786 unidades da categoria, o que representou uma participação de mercado de 47,4%. Um dos carros mais populares da marca, a Fiat Strada, seguiu com o título de mais vendido do País, com 12.834 emplacamentos e market share de 7%, o maior percentual do modelo em um ano. 

No acumulado de janeiro a setembro deste ano, a Fiat também dominou o mercado nacional, com uma fatia de 22,2% e 339.992 veículos comercializados, 101.564 unidades a mais do que a Volkswagen (238.428). A título de comparação, em relação ao mesmo período do ano passado, as vendas da marca subiram 11%, mostrando um desempenho sólido da montadora no Brasil.

A marca ainda se consolidou como líder nos segmentos de hatches, com 102.634 unidades emplacadas e 23,7% de participação, vans com 17.079 unidades e 41,8% de market share, e picapes com 124.738 unidades e 43,5% de fatia. A Fiat Strada manteve sua posição como comercial leve mais vendido de 2023, com 86.616 unidades e representando 71,8% das vendas.

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