Economia

Vendas de veículos em MG sobem 21,84%

Comercialização no Estado cresceu 21,8% em agosto
Vendas de veículos em MG sobem  21,84%
No acumulado entre janeiro e agosto, as vendas de veículos em Minas Gerais cresceram 4,86% | Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo DC

As vendas de veículos novos voltaram a crescer em agosto. De acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em Minas Gerais, foram emplacados 67.456 veículos no mês, volume 21,84% maior do que em julho. Este é o melhor resultado do setor desde dezembro de 2019, quando foram emplacados no Estado 57.736 veículos.

Em relação a agosto do ano passado, quando foram emplacados 47.318 veículos, o volume ficou 42,56% maior. 

Com o resultado positivo em agosto, no acumulado dos primeiros oito meses do ano, foram emplacadas, em Minas Gerais, 390.645 unidades, volume 4,86% maior do que em igual período do ano passado.

“A recuperação do setor vem acontecendo à medida em que as montadoras voltam a produzir. O problema da falta de componentes não foi solucionado, mas houve uma melhora. As empresas sacrificaram um pouco a sofisticação tecnológica, substituindo equipamentos para que não faltassem automóveis no mercado”, revela a supervisora de vendas de veículos novos da Recreio, Sheila Diniz.

Ela acredita que a falta de peças que a indústria automobilística enfrenta, em especial as de alta tecnologia, só será normalizada no próximo ano. Mas, ao “simplificar” os modelos, as montadoras estão conseguindo atender à demanda represada de empresas que têm frotas, como as locadoras de automóveis. No caso da Recreio, que vende carros Volkswagen, os campeões de venda são carros básicos como o Gol e a Saveiro simples, que, saindo da linha de montagem com pequenas modificações, só agora estão chegando às concessionárias.

“Mas o que eu tenho para venda são modelos de ticket médio mais alto, como Nivus, Taos, Tcross, que custam em média R$ 150 mil. Alguns têm giro mais baixo, mas o Nivus Highline, por exemplo, sempre tem fila de espera”, diz a supervisora, que atende a uma clientela de maior poder aquisitivo na unidade da Barão Homem de Melo, região Oeste da Capital. Este público em especial não é afetado pela alta dos juros, inclusive porque é beneficiado por financiamento com taxa zero, por exemplo, mas com grande parte do valor na entrada.

Conforme os dados da Fenabrave, no Estado, em agosto, o emplacamento de comerciais leves e automóveis somou 54.461 veículos, número 26,91% maior que o de julho e 52,59% superior ao de agosto de 2021. De janeiro a agosto, os emplacamentos já somam 299.648 veículos, uma diferença de 5,3% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando o número registrado foi de 284.412.

Veículos pesados

No segmento de caminhões e ônibus, em Minas, foram emplacadas nos primeiros oito meses do ano 13.857 unidades, avanço de 12,42% frente ao mesmo período de 2021. Em relação a agosto, quando foram emplacados 2.232 veículos, o volume ficou 4,39% maior que em julho e 25,44% superior ao de agosto do ano passado. Foram vendidas 9.069 motos em agosto, 3,99% a mais que em julho e 10,91% que em agosto de 2021. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas