Vendas de veículos novos crescem 9,1% em Minas Gerais

As vendas de veículos novos somaram 196,6 mil unidades em Minas Gerais ao longo do primeiro quadrimestre deste ano, uma alta de 9,1% em comparação ao mesmo período do ano passado. Somente em Belo Horizonte, ocorreram 110,5 mil licenciamentos, um incremento de 9,1%. Os dados foram divulgados nessa segunda-feira (5) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Conforme a entidade, foram 135,9 mil veículos vendidos pelo segmento de automóveis e comerciais leves, o que representa um crescimento anual de 11,4%. A categoria de veículos pesados, que inclui caminhões e ônibus, negociou 6.763 unidades, pequeno aumento de 0,5%. Já no segmento de motocicletas, foram 47,6 mil comercializações, avanço de 5,3%.
O resultado no Estado ficou em linha com a expansão do setor observada no Brasil. Nacionalmente, os emplacamentos, entre janeiro e abril de 2025, atingiram quase 1,5 milhão de unidades, com elevação de 5,7% em relação a igual intervalo de 2024.
No País, a categoria de automóveis e comerciais leves foi responsável por 714,8 mil vendas, alta de 3,4%. O segmento de veículos pesados vendeu 45,5 mil unidades, incremento de 3,6%. Na categoria de motocicletas, ocorreram 656,6 mil negociações, aumento de 9%.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Analisando o quadrimestre, o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, disse que o mercado de ônibus, por exemplo, que vendeu 9.343 unidades no Brasil (1.516 em Minas Gerais), “tem se beneficiado com o programa Caminho da Escola, a recuperação do transporte público e com os investimentos em renovação de frotas voltadas também ao turismo”.
O executivo ainda ressaltou que, no caso do mercado de motocicletas, a demanda segue aquecida, apesar da maior seletividade na oferta de crédito para financiamentos.
“O sistema de consórcios e os pagamentos à vista têm representado cerca de 33% cada, na proporção das vendas de motos de até 300 cilindradas, que compõem 80% dos emplacamentos”, diz. De acordo com ele, “as vendas de motos continuam crescendo em função dos serviços de entrega e como opção de segundo veículo da família”.
Emplacamentos em abril ficaram praticamente estáveis
Apenas em abril deste ano, segundo a Fenabrave, foram comercializadas 59 mil unidades de zero quilômetro em Minas Gerais, número que ficou praticamente estável frente ao mesmo período do último exercício, com um pequeno recuo de 0,4%. No Brasil, o cenário foi semelhante, com alta anual de 0,05%, para um total de 410,8 mil unidades.
No mês passado, as vendas de veículos novos da categoria de automóveis e comerciais leves somaram 43 mil unidades no Estado (+2%) e 197,1 mil no País (-5,3%), enquanto a de veículos pesados alcançou 1.543 (-1,4%) e 12 mil (-8,9%), respectivamente, e a do segmento de motocicletas, a 12,7 mil (-3,8%) e 182,7 mil (+7,3%).
Ouça a rádio de Minas