Vendas de veículos novos sobem com medida de carros populares

As vendas de veículos novos em Minas Gerais voltaram a subir após dois meses seguidos de retração. Em junho, o Estado registrou 49.577 emplacamentos, volume 5,5% superior ao de maio, quando foram emplacadas 46.986 unidades. O resultado foi um reflexo, sobretudo do programa de incentivos do governo federal, que barateou carros populares de até R$ 120 mil.
O mesmo cenário foi visto em Belo Horizonte. Conforme os dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a capital mineira realizou 30.247 emplacamentos no mês passado, montante 13,4% maior que o verificado no intervalo mensal anterior. Na época, foram vendidas 26.663 unidades de zero quilômetro.
Especificamente sobre os carros de passeio, principal alvo da iniciativa, Minas emplacou 26.549 unidades e Belo Horizonte teve 20.752 emplacamentos. Sendo assim, as negociações tiveram um incremento frente a maio de 5,45% e 5,2%, respectivamente. Apesar desse significativo avanço nas vendas do segmento de automóveis, o grupo de comerciais leves apresentou a maior variação positiva no período, de 38,6% no Estado e 82,2% na Capital.
Com os números de junho, Minas acumulou em 2023 um total de 282.881 emplacamentos. O volume representa um incremento de 5,6% se comparado ao mesmo intervalo do ano passado, quando foram 267.821 unidades emplacadas. Já Belo Horizonte registrou a venda de 173.302 unidades, indicando uma queda de 0,9% em relação ao acumulado dos primeiros seis meses de 2022, época em que 174.803 veículos novos foram vendidos.
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Expansão dos recursos deve impactar dados de julho
A Carbel Nissan, localizada na Capital, também tirou proveito da medida que possibilitou a redução dos preços dos veículos. A concessionária, segundo o diretor da empresa, Thiago Maia, registrou uma alta de cerca de 20% em junho na comparação com maio. Conforme ele, esse foi o melhor mês do ano ao analisar os dados de vendas específicas para pessoas físicas.
Vale lembrar que o governo liberou R$ 500 milhões em créditos tributários para que as montadoras pudessem conceder descontos de R$ 2 mil até R$ 8 mil nos carros populares. Os recursos, porém, se esgotaram bem antes do previsto. Logo, o Executivo federal colocou mais R$ 300 milhões no programa, com o objetivo de continuar estimulando o setor automotivo.
Para Maia, essa expansão foi positiva e tende a impactar as vendas de julho, embora os valores sejam menores do que o necessário. “Apesar do ‘cobertor ser curto’, acredito que essa medida ainda vai impactar bastante este mês porque tem muito carro que foi vendido em junho e que será registrado somente agora. Fora isso, ainda teremos as novas vendas”, avalia.
Esgotamento dos recursos preocupa para os próximos meses
Ainda que exista esse otimismo para julho, as concessionárias se mostram preocupadas com as vendas dos próximos meses, após o esgotamento total dos recursos e uma possível não renovação da iniciativa. Maia, por exemplo, acredita que a tendência é de haver uma queda nas negociações, embora ressalte que é difícil de se prever resultados posteriores.
Também é válido lembrar que, nesta semana, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, reiterou que o programa é temporário e deve perdurar somente até os juros começarem a cair.
Pensando nisso, a Fenabrave, que representa 7.400 concessionárias brasileiras, está preparando um projeto para apresentar ao governo, a fim de oferecer uma solução que vise o crescimento sustentado para o setor automotivo, sem perdas de arrecadação.
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