Vendas de veículos seminovos e usados crescem 6,5% em Minas; Gol é o modelo mais procurado

As vendas de veículos seminovos e usados tiveram alta de 6,5% no acumulado de 2024 em Minas Gerais. Em novembro deste ano, mais de 8 mil veículos foram vendidos por dia, representando um aumento de 3,7% em relação ao mês anterior, que teve média de 7,7 mil vendas por dia útil. Em todo o Estado já são mais de 1,7 milhão de unidades comercializadas em 2024.
Conforme informações divulgadas no relatório mais recente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), o setor desempenhou bem também em Belo Horizonte. Na capital mineira, o crescimento foi de 8,5% em relação aos 11 meses de 2023, registrando um aumento superior à média estadual. Até o momento, 476 mil veículos foram vendidos na cidade este ano.
De acordo com o presidente da Associação dos Revendedores de Veículos de Minas Gerais (Assovemg), Glenio Leonardo de Oliveira Junior, as vendas do setor, em 2024, cresceram devido à maior flexibilidade das financeiras e ao aumento do número de consórcios.
“As financeiras estão com muito dinheiro para emprestar, então, elas estão flexibilizando mais. E se tratando de financiamento de veículos, uma modalidade que cresceu muito é o consórcio. Hoje, ele já participa com uma parcela muito importante na compra dos veículos”, afirmou.
Ainda conforme Oliveira Junior, no segundo semestre, outro fator importante para o aumento das vendas que, historicamente, são maiores neste período, é o adiantamento do 13º salário. “Muita gente espera recebê-lo para comprar o carro. Elas usam [o abono] como complemento”, diz.
Setor pode bater marca histórica ainda neste ano
O desempenho econômico do Brasil, com desemprego em queda e mercado de trabalho aquecido, também tem contribuído para os bons resultados do mercado de seminovos. Em todo o País, as vendas nesta modalidade estão prestes a bater um novo recorde este ano.
Dados do relatório da Fenauto mostram que, no acumulado do ano, o setor comercializou 14,3 milhões de unidades até novembro, registrando um crescimento de 9,5% em comparação ao mesmo período do ano passado.
A previsão, portanto, é que o ano de 2024 se encerre com a venda de mais de 15,5 milhões de veículos, desempenho que poderá ser o melhor desde 2021, quando o total chegou a 15,1 milhões de unidades comercializadas.
Em Minas, a Assovemg também espera encerrar o ano com números expressivos. “Estamos com um acumulado de 1,7 milhões de unidades vendidas neste ano. Se mantivermos a média mensal, chegaremos a 1,9 milhões, o que é número bem satisfatório”, afirma Oliveira Junior.
Apesar das perspectivas de alta dos juros para o próximo ano, o presidente da Assovemg acredita que ela não será tão significativa a ponto de atrapalhar o setor.
“É claro que interfere. Todo crédito que se torna mais caro faz o consumidor pensar bastante e fazer conta na hora de adquirir o bem para ver se vai suportar as parcelas dentro do orçamento. Porém, se houver esta alta de juros, acreditamos que não seja algo que vai nos surpreender. Não será muito significativa”, avalia.
Gol é o modelo mais vendido em Minas Gerais
Conforme dados da Fenauto, entre os modelos mais vendidos em Minas Gerais, o Volkswagen Gol liderou em novembro, com 9.289 unidades negociadas. Em seguida, os veículos da montadora Fiat, Uno (6.366) e Palio venderam 6.366 e 6.321, respectivamente.
Em Belo Horizonte, o Gol também ocupou a primeira posição ao vender 1.609 unidades Palio (1.555) e o Uno (1.447) também segue entre os mais negociados.
Em todo o País, os números seguem as tendências. Foram quase 60 mil unidades do Gol (59.990); 31,6 mil do Palio e 31,6 mil do Uno.
Ouça a rádio de Minas