Semana do Consumidor tem expectativa de crescimento de 7% nas vendas em 2025

De olho no aumento das vendas, o Dia do Consumidor – celebrado em 15/3 – se estendeu para a Semana do Consumidor. Neste ano, a estimativa é que as vendas tenham um crescimento de mais de 7% em Minas Gerais. A data é uma oportunidade tanto para os lojistas quanto para os consumidores encontrarem produtos com descontos.
O dado é do economista da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), Vinícius Silva. Ele destaca que o período possibilita aos comerciantes aplicarem estratégias para impulsionar as vendas.
“O ticket médio no ano passado estava na faixa de R$ 230. Neste ano, a gente pega um ticket médio de R$ 280. Na média, vai ser um crescimento de 7,32%. A Semana do Consumidor coloca as expectativas dos lojistas muito em cima, porque dá a oportunidade de aplicar descontos, fazer giro de estoque, colocar promoções que atraiam o consumidor para a loja”, detalha Silva.
O Dia do Consumidor nasceu nos Estados Unidos com o propósito de dar visibilidade aos direitos do consumidor, como o de ser ouvido, de escolher e de segurança. Segundo o economista da FCDL-MG, os lojistas devem centralizar os esforços no consumidor.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“A Semana do Consumidor incentiva o consumo e fortalece a relação entre as empresas e as ofertas, que trabalha muito a questão da dinâmica dos negócios. Ela não tem um apelo emocional igual ao Natal e ao Dia das Mães, é uma semana bem comercial, que possibilita esse trabalho maior nas promoções”, explica.
“O consumidor quer ser bem tratado, quer um atendimento customizado, quer fazer compras que maximizem a sua aquisição e consiga estar dentro do seu orçamento. O lojista sabe disso, ele está focando na melhoria do atendimento, oferecendo promoções, melhorando suas lojas, se reinventando”, completa Silva.
Para o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Fernando Cardoso, a Semana do Consumidor surge como mais uma possibilidade de compra no primeiro semestre do ano.
“É como se fosse uma Black Friday do primeiro semestre, uma data para que o comércio valorize esse consumidor. Ela está buscando esse caminho de se consolidar como uma data promocional muito forte. A expectativa é de crescimento cada vez maior, porque as pessoas esperam por esse momento para terem uma oportunidade de compra”, ressalta Cardoso.
Descontos em alta na Semana do Consumidor
As lojas – tanto físicas quanto online – estão apostando nos descontos para atrair os clientes. Os especialistas enfatizam que é a hora de trazer promoções de relevância, que o consumidor está aguardando.
“O que mais faz com que as pessoas possam entender essa data como oportunidade é ela comprar um produto com um desconto muito alto. Mas tem lojas também que estão se adaptando, trazendo brindes, presentes”, conta o vice-presidente da CDL-BH.
No entanto, o economista Vinícius Silva alerta que os consumidores estão atentos quanto aos preços aplicados. Ele explica que o consumidor está cauteloso por conta do cenário econômico e que ele vai comprar se realmente o produto que ele quer estiver com um preço bom e compatível com aquilo que ele pode pagar.
“Uma preocupação são as promoções que não são promoções. O consumidor está de olho nisso. Então o lojista, por sua vez, quanto mais transparente ele for, dando a percepção que aquele produto que o consumidor quer está no preço mais em conta, está num preço mais competitivo, ele vai efetivar a venda”, reforça Silva.
Segundo ele, os consumidores buscam, principalmente, os produtos de maior valor agregado, que são os eletrodomésticos, como geladeiras, aspirador de pó, e acessórios tecnológicos, como notebooks e celulares.
Ouça a rádio de Minas