Economia

Vendas do Dia das Mães devem se intensificar entre esta sexta e sábado

Lojistas da Capital estimam um incremento no número de consumidores nos dois dias que antecedem a data
Vendas do Dia das Mães devem se intensificar entre esta sexta e sábado
Dia das Mães deve movimentar R$ 5 bilhões nos malls do País | Crédito: Fábio Ortolan / Shopping Cidade

Ao que tudo indica, o fluxo de consumidores deve aumentar entre esta sexta e sábado nas lojas do centro, bairros e shoppings de Belo Horizonte e o motivo será as compras voltadas para o Dia das Mães, considerada a segunda melhor data comemorativa do ano, só perdendo para o Natal.  

“É um hábito de muita gente deixar para a última hora. Assim, as lojas devem estar mais cheias na sexta e no sábado”, observa o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Fernando Cardoso.

Ele conta que a comercialização voltada para a data já começou a se intensificar depois do quinto dia útil, com pico previsto para esta sexta-feira e sábado. Pesquisa da entidade mostra que a maior parte dos consumidores (67,7%) afirma que irá realizar as compras justamente na semana que antecede o Dia das Mães e as lojas de rua serão os principais locais para ir em busca dos presentes.

O superintendente da Associação dos Lojistas de Shopping Centers de Minas Gerais (AloShopping), Marcelo Silveira, conta que nos últimos anos, as vendas do Dia das Mães se concentraram nas vésperas da data. “Eu acredito que neste ano isso vai se repetir”, diz. Para ele, as vendas devem se intensificar nesta semana, com pico de quinta-feira a sábado. A perspectiva de Silveira é de alta de 5% nas vendas do Dia das Mães em relação ao ano passado.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Nacionalmente, pesquisa de expectativas do Dia das Mães, realizada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), aponta uma estimativa de crescimento em torno de 4,8% nas vendas, em comparação ao mesmo período de 2023. Com isso, os shoppings esperam movimentar cerca de R$ 5 bilhões em faturamento no intervalo que antecede o Dia das Mães no País.

“Esta última semana está bem movimentada, percebemos um significativo movimento de pessoas no mall com sacolas e no interior das lojas”, diz a gerente de marketing do Minas Shopping, Ana Paula Alkmim. Ela observa que mesmo com o aumento do movimento, a maioria dos consumidores acaba deixando para a última hora. “Com certeza o maior pico de vendas será no sábado que antecede a data”, destaca.

No shopping localizado na região Nordeste de Belo Horizonte, a campanha de Dia das Mães vai até 12 de maio e a expectativa é de registrar um aumento de 15% na comercialização em relação ao mesmo período do ano passado.

Outro centro de compras que espera vender mais no Dia das Mães deste ano é o Shopping Cidade, localizado no hipercentro da capital mineira. De acordo com a gerente de marketing, Lucy Jardim, a perspectiva é de um aumento de 12% na comercialização frente ao resultado de 2023.

“A movimentação no shopping está muito boa, só nos últimos cinco dias tivemos um fluxo de 267 mil pessoas passando pelo Shopping Cidade”, destaca. Ela conta que historicamente o consumidor deixa as compras para a última hora.

“Nos preparamos para isso, inclusive, com equipe de vendas aumentada, nosso SAC tem mais gente atendendo, nosso estacionamento tem maior volume de vagas, além de um diferencial constante, que é abrirmos uma hora antes, a partir de 9 horas”, diz. Ela também prevê o auge das vendas entre esta sexta e sábado.

No Viashopping Barreiro, a expectativa é que a comercialização seja 10% maior com o Dia das Mães na comparação com o resultado do ano passado, segundo a gerente de marketing do empreendimento situado na região que dá nome ao mall, Marina Durso.

“A movimentação e as vendas durante este período pré-Dia das Mães têm sido extremamente satisfatórias. Observamos um aumento significativo no número de pessoas circulando pelo shopping e uma grande quantidade de trocas sendo realizada por brindes da campanha”, diz.

Marina Durso afirma que as vendas devem se intensificar entre esta sexta e sábado. “Esta previsão se baseia no fato de que, após o quinto dia útil, os consumidores geralmente têm mais disponibilidade financeira. Além disso, o fim de semana oferece uma oportunidade para que as pessoas possam fazer suas compras com mais tranquilidade, visto que muitos não trabalham nesses dias”, diz.

A gerente de marketing do Shopping Estação BH, Ludmila Martins, conta que a movimentação e as vendas voltadas para o Dia das Mães têm sido satisfatórias no centro de compras da região Norte da Capital. Sem falar em números, ela diz que prevê um “aumento significativo” de vendas com o Dia das Mães.

Bares e restaurantes também esperam movimento maior

Além de movimentar o comércio na busca do presente para as mães, o vice-presidente da CDL-BH observa que a data movimenta também o setor de serviços, como bares e restaurantes, já que o Dia das Mães é comemorado normalmente com um almoço.

Levantamento da CDL-BH mostra que além de presentear, a maior parte dos entrevistados (84,8%) pretende reunir a família para celebrar a data. O almoço será a escolha da maioria, 51,5%. Outras comemorações serão reunião com a família em casa de parentes (32,4%), ida ao restaurante (13,2%), viagem (1,5%) e café da manhã especial (0,7%). “E quem preferir fazer o almoço em casa vai acabar movimentando também os supermercados. Logo, o Dia das Mães movimenta diversos segmentos”, diz.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas