Vendas para Dia dos Namorados devem movimentar R$ 2 bi em Minas Gerais

O Dia dos Namorados deve movimentar cerca de R$ 2 bilhões em vendas no comércio em Minas Gerais neste mês, segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG). A entidade projeta que 7,5 milhões de consumidores irão às compras no Estado por conta da data.
O economista da FCDL-MG, Vinicius Carlos, aponta que o volume de consumo voltado para a data comemorativa neste ano deve-se ao aumento dos preços dos produtos e uma maior disposição dos consumidores em gastar com presentes para a pessoa amada. Isso também em função de uma demanda reprimida, que voltou à carga com a recuperação da economia do País.
“Apesar de não ser uma recuperação como queríamos, observamos geração de empregos, o que é importante, já que aquelas pessoas que estavam fora do mercado de trabalho poderão ir às compras também”, explica.
É o que já vem percebendo o proprietário do brechó Peça Rara Buritis, em Belo Horizonte, Rodrigo Guimarães. Ele aponta que as vendas da loja para o Dia dos Namorados aumentaram aproximadamente 15% em relação ao ano anterior. “Estou mais esperançoso que o ano passado. A divulgação também está melhor, acredito que vamos vender bastante”, afirma.
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O otimismo do empresário com o desempenho neste ano fez o estabelecimento apostar na diversificação dos produtos. Se anteriormente atendia apenas moda infantil e feminina, agora a loja conta com moda masculina e produtos para casa, com vista para consumidores que comemoram a data mais romântica do ano na residência.
Para o mês todo, Guimarães espera um aumento consolidado de 10% a 15% nas vendas da Peça Rara Buritis. Qanto ao Dia dos Namorados, a loja investiu em sorteios, distribuições de brindes e até em bazar para chamar a atenção dos consumidores.
O economista da FCDL-MG ressalta que este é um caminho que os lojistas têm que aproveitar para impulsionar as vendas. “Os consumidores estão mais dispostos a comprar, com aumento do tíquete médio. Cabe ao lojista aproveitar, fazer um atendimento customizado, fazer todo um trabalho para aproveitar as nuances da data”, explica.
O levantamento da entidade indica que o tíquete médio em 2024 está 15% maior (R$ 214,25) em relação ao valor gasto em 2023 (R$ 182,11). Além disso, a pesquisa mostra que 71,5% dos consumidores mineiros irão às compras por conta da data. O número é 12,2 pontos percentuais (p.p.) maior que o ano passado.
Maior parte das vendas do Dia dos Namorados ocorrerá em lojas físicas
Mas, ao mesmo tempo que mais mineiros pretendem gastar mais com presentes, a maioria dos consumidores também pensa em programas “caseiros”. Assim, mais da metade dos respondentes da pesquisa (58,3%) vão celebrar a data em casa, enquanto 35,2% devem optar por ir a bares e restaurantes.
Vinicius Carlos explica que houve um amadurecimento do sistema econômico entre consumidores, lojistas e prestadores de serviços durante a pandemia, trazendo mais comodidade ao oferecer produtos e serviços em plataformas digitais. “Cada vez mais as pessoas estão recebendo em casa aquilo que esperavam horas num restaurante. É possível receber em casa com comodidade; daí o aumento”, finaliza.
Mesmo assim, a realidade das comemorações caseiras ainda não influenciou nos tipos de vendas para o Dia dos Namorados. Prova disso é que a pesquisa da FCDL-MG aponta que 63,5% dos consumidores pretendem fazer compras em lojas físicas, enquanto apenas 13,5% pensam em comprar em lojas virtuais, e 23,1% em ambas as lojas.
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