Vendas do comércio registram alta de 2,9% na semana de Páscoa

O consumidor brasileiro gastou mais na semana da Páscoa deste ano (25 a 31 de março de 2024) do que no mesmo período comemorativo do ano passado (3 a 9 de abril de 2023). De acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, as vendas do comércio físico recuperaram a queda registrada em 2023 e foram 2,9% maiores este ano, como pode ser observada no gráfico abaixo.
O Serasa Experian faz o monitoramento deste período desde 2007, porém, não abre os números de faturamento. Ao analisar os índices de crescimento da série histórica, após a queda da pandemia e a leve queda do ano passado, o comércio vem registrando sinais de melhoras.
“Ano passado vivemos uma realidade complicada para a economia. Tivemos inflação maior, juros altos, desemprego crescente e a renda do consumidor menor”, explica o economista da instituição, Luiz Rabi.
Ele analisa que este ano, a perspectiva é mais positiva com a queda dos juros, da inflação e da recessão do desemprego. “O que estamos notando é que os consumidores estão se reorganizando melhor e com mais disponibilidade para gastar”, comenta Rabi.
Ao analisar apenas o final de semana de Páscoa (29 a 31 de março de 2024), uma vez que o brasileiro deixa as compras para a última hora, a variação também foi positiva. O índice mostrou uma movimentação 2,7% maior que o final de semana do ano passado (07 a 09 de abril de 2023).
O crescimento das vendas, na opinião do economista da instituição, Luiz Rabi, são consequências de uma maior estabilidade e segurança na economia que proporcionam, inclusive, um otimismo para as próximas datas comemorativas.
“O consumidor demonstrou mais fôlego e disposição para gastar graças à retração da taxa de juros, da inflação e do desemprego. Com uma contínua queda desses indicadores, podemos considerar um bom presságio para as próximas datas comemorativas, como o Dia das Mães”, avalia Rabi.
Ouça a rádio de Minas