Economia

Vendas do varejo recuam em Minas em dezembro, mas ano fica no azul

Setor varejista no Estado subiu fruto do resultado de sete taxas positivas e cinco negativas no decorrer de 2022
Vendas do varejo recuam em Minas em dezembro, mas ano fica no azul
Apesar da queda em dezembro, Estado ainda teve melhor resultado que a média nacional | Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo DC

As vendas do comércio varejista em Minas Gerais caíram 0,7% em dezembro de 2022 frente novembro do mesmo ano, na série com ajuste sazonal, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A média nacional teve recuo ainda mais expressivo, de 2,6%, maior retração desde agosto de 2021 (-4,8%). O instituto contabilizou recuo nas vendas em 19 unidades da Federação.

Já na comparação do último mês do ano passado frente dezembro de 2021, as vendas em Minas voltaram a registrar resultado positivo, com alta de 1,7%. A média nacional, em igual comparação, teve crescimento de 0,4%.

No acumulado no ano, janeiro a dezembro de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior, 19 das 27 Unidades de Federação apresentaram indicadores positivos, com destaque para Paraíba (13,9%) e Rio Grande do Sul (7,1%). Minas Gerais apresentou avanço de 2%, com resultado superior ao nacional, que teve expansão de 1%.

Em 2022, o comércio varejista no Estado subiu fruto do resultado de sete taxas positivas e cinco negativas no decorrer do ano. No País, a alta foi de 1,0%, menor resultado desde 2016 (-6,2%).

Conforme o IBGE, o varejo brasileiro, que passou o ano inteiro acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020, em dezembro do ano passado começou a operar 1,1% abaixo. O maior nível foi atingido em abril, quando estava 3,8% acima de fevereiro de 2020.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas