Vendas dos supermercados de Minas Gerais sobem 2,4% no primeiro semestre

As vendas dos supermercados de Minas Gerais subiram 2,4% entre janeiro e junho deste ano. É o que aponta o Índice de Consumo dos Lares Mineiros, pesquisa feita pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) com empresas de todos os portes e de todas as regiões do Estado.
O presidente executivo da entidade, Antônio Claret Nametala, explica que o ambiente econômico contribuiu para o desempenho. Ele destaca que, no período, a economia mineira se manteve num contexto de crescimento do emprego e renda, o que eleva a disposição para consumo.
Cabe dizer, neste caso, por exemplo, que Minas Gerais encerrou o primeiro semestre com saldo de 162,1 mil vagas formais, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). E que, a taxa de desemprego no Estado no primeiro trimestre, ficou abaixo da média nacional, segundo os dados mais atuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A elevação da demanda das famílias nos supermercados do Estado, no acumulado de 2024, representa uma aproximação das projeções da Amis para todo o ano. A associação prevê que o setor supermercadista cresça 3% até dezembro. Ainda que o avanço observado até junho esteja se aproximando do percentual projetado, a entidade afirma que é cedo para rever as estimativas.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“O resultado de 2,4% no consumo para o primeiro semestre é relevante diante do que projetamos e sabemos que o segundo semestre normalmente registra maior demanda do consumidor em relação aos primeiros seis meses. Mas é importante ressaltar que teremos também uma base mais elevada de comparação”, salienta Claret.
Em 2023, o consumo nos supermercados de Minas Gerais aumentou 3,41%, de acordo com a Amis. A projeção da entidade para o ano era de que o setor crescesse 2,85%. Um dos motivos para o incremento acima do esperado foi justamente a manutenção do emprego no Estado e a inflação sob controle, variáveis que, se mantidas, ajudarão o setor a bater a meta deste ano.
Consumo nos supermercados por região
O setor supermercadista da Zona da Mata apresentou o melhor desempenho no acumulado do ano, com alta de 2,96%, seguido por supermercados do Triângulo/Alto Paranaíba (2,23%) e do Sul (2,85%). Por outro lado, o menor crescimento de janeiro a junho foi verificado nas lojas do Norte/Noroeste, com 0,96%.
Vendas no mês de junho
O Índice de Consumo dos Lares Mineiros, cujos dados são deflacionados pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também apontou que as vendas dos supermercados mineiros aumentaram 1,48% em junho, ante o mesmo mês do ano passado. Porém, em relação a maio, a demanda retraiu 3,56%.
Segundo o presidente da Amis, a redução frente ao mês imediatamente anterior tem a ver, principalmente, com a alta base de comparação, já que o setor vinha de um desempenho acima de 7%. Ele também afirma que junho é um período que tradicionalmente não têm altas demandas.
Setor inaugura 25 lojas em Minas Gerais entre janeiro e junho
Entre janeiro e junho, o setor supermercadista inaugurou 25 lojas em Minas Gerais, gerando 2,2 mil empregos diretos. O levantamento feito pela Amis leva em consideração apenas as unidades efetivamente novas, isto é, sem mudanças de bandeiras, reformas e ampliações ou aquisições.
A entidade projeta para este ano 75 novas lojas, com R$ 1,1 bilhão de investimentos do setor. A estimativa é que os empreendimentos empreguem diretamente 7,5 mil pessoas. No ano passado, foram inauguradas 79 unidades, sendo que a média anual varia de 70 a 80 estabelecimentos.
Ouça a rádio de Minas