Economia

Vendas líquidas da Tenda totalizam R$ 536,9 milhões no 3º trimestre

Vendas líquidas da Tenda totalizam R$ 536,9 milhões no 3º trimestre
Crédito: Divulgação

Com foco em empreendimentos residenciais populares enquadrados nas faixas 1, 5 e 2 do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), as vendas líquidas da Construtora Tenda totalizaram R$ 536,9 milhões no terceiro trimestre de 2019.

O resultado representa um aumento de 9,6% em relação ao VGV (Valor Geral de Vendas) do terceiro trimestre de 2018 e de 11,9% na comparação com o valor registrado no segundo trimestre de 2019.

Durante o período, a Tenda lançou 18 empreendimentos, totalizando R$ 761,4 milhões em VGV, um aumento de 32% se comparado ao VGV lançado no terceiro trimestre do ano passado e de 28,6% em relação ao segundo trimestre deste ano. O VGV lançado nos últimos 12 meses atingiu R$ 2,27 bilhões.

Ao longo deste período, houve paralisação dos repasses nas faixas 1,5 e 2 do MCMV devido ao impasse na regulamentação do orçamento de subsídios do programa. Segundo o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Tenda, Renan Sanches, a interrupção dos repasses teve impacto adverso sobre a geração de caixa da companhia no trimestre.

“A queda da VSO [Venda Sobre Oferta] reflete a redução da participação da companhia na faixa 1,5 do programa MCMV e o ambiente mais restritivo para aprovação de crédito dos clientes nas instituições financeiras”, explica.

Mesmo em um cenário restritivo e com o aumento do VGV lançado no terceiro trimestre deste ano, a VSO líquida se manteve em patamar elevado, amparada sobretudo pela maior participação de São Paulo no mix de vendas.

A construtora está com 57 obras em andamento, 32,6% a mais na comparação com o terceiro trimestre de 2018.

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